Assembleia aprova auxílio de R$ 3,5 mil para vítimas de fortes chuvas no ES
Pagamento será em parcela única por meio de cartão de débito

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária nesta nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 570/2025, que prevê o pagamento de um auxílio financeiro de R$ 3.500 para famílias de baixa renda em situações de emergência causadas por condições climáticas.
O benefício, chamado Cartão Reconstrução 2025/2026 será pago em parcela única por meio de cartão de débito. Terão direito as famílias cadastradas no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos.
Com autoria do Governo do Estado, o projeto foi analisado pelas comissões de Justiça, Infraestrutura, Assistência Social e Finanças. Ele se baseia no histórico de eventos críticos provocados por fortes chuvas entre os meses de novembro e abril no Espírito Santo.
“Nós socorremos o município de Iconha no passado, depois os municípios do sul que também passaram por um momento muito crítico por conta de chuvas. Estamos novamente validando o Cartão Reconstrução caso ocorra algo novamente no Espírito Santo em 2025. Torcemos para que não aconteça, mas essa é uma forma do governo se preparar, se acontecer”, destacou o deputado Alexandre Xambinho (Podemos).
Durante a sessão, a deputada Camila Valadão (Psol) sugeriu um reajuste no valor do auxílio. Segundo ela, a iniciativa é importante, sendo uma forma do Governo se planejar e se antecipar, mas que poderia ter tido seu valor ajustado pelo Executivo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários