UFRPE debate pesquisa sobre cultura do café no estado
Encontro teve como objetivo fortalecer o setor produtivo e consolidar a universidade como um centro de referência nesse campo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu esta semana um debate com integrantes da Rede Café de Pernambuco para discutir pesquisas voltadas à cultura do café no estado. O encontro teve como objetivo fortalecer o setor produtivo e consolidar a universidade como um centro de referência nesse campo, com atuação nos diferentes polos cafeeiros, como Taquaritinga do Norte, Garanhuns e Triunfo — este último situado a 32 km da Unidade Acadêmica de Serra Talhada.
Durante a reunião, o produtor e consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Pernambuco Álvaro Eugênio apresentou um diagnóstico preliminar sobre os principais gargalos enfrentados pelos cafeicultores, destacando desafios que podem ser solucionados por meio da pesquisa aplicada.
Segundo Eugênio, a cultura do café oferece amplas possibilidades de investigação científica. “O café em Taquaritinga é cultivado de forma sombreada. Há necessidade de estudos que abordem desde o manejo agronômico, varietal e de solos até o controle de pragas, doenças, pós-colheita e torra”, ressaltou.
A professora Letícia Costa e Silva, coordenadora de Mapeamento de Demandas Socioambientais e Pesquisa Aplicada da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRPE, enfatizou o caráter integrador do encontro. "Tivemos a participação de nove pesquisadores de departamentos da UFRPE, abrangendo possibilidades de pesquisa em diferentes etapas da cadeia produtiva. Foi uma experiência promissora para se iniciar ações de integração com produtores do estado visando o desenvolvimento do setor cafeeiro", destacou.
Como desdobramento, o grupo promoverá um novo encontro em Taquaritinga do Norte, no dia 31 de outubro, com o com o objetivo de ampliar o diálogo com outros atores do estado que apoiam a pesquisa, a fim de fortalecer a cadeia produtiva e a ciência aplicada do café em Pernambuco.
Comentários