Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Muribeca bate o martelo sobre 2026

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 12/10/2025, 08:30 h | Atualizado em 10/10/2025, 19:10

Imagem ilustrativa da imagem Muribeca bate o martelo sobre 2026
Muribeca e Erick Musso |  Foto: Divulgação

Deputado estadual Pablo Muribeca (Rep), um dos atuais quatro parlamentares da Assembleia que têm reduto eleitoral na Serra, afirmou à coluna que resolveu o que fazer a respeito do processo eleitoral de 2026. Segundo ele, a ideia é disputar reeleição. “Foco é o Estado e especificamente a Serra”, afirmou.

Nos últimos meses, tem sido mais comum ver Muribeca acompanhado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), e do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. Nos bastidores, embora Muribeca tenha afirmado que tomou a decisão de tentar renovar seu mandato, há quem diga que caso o Republicanos precise num futuro breve, que ele aceitaria fazer parte da chapa da legenda para a Câmara Federal.

Chapa essa que deve contar com o próprio Erick Musso, que tem estado lado a lado com Pazolini pelo interior do Estado, em um movimento já de pré-campanha.

Preocupações à vista

Conforme a coluna vem analisando, praticamente todos os partidos, hoje, estão com dificuldades na montagem de chapa para federal. Com o Republicanos não é diferente. Atualmente, contam com Erick e Amaro Neto — que vem para reeleição. Messias Donato deve deixar a sigla, por conta da proximidade com o governo. Xadrez para Erick resolver.

Surpresas no Noroeste

No próximo sábado, haverá evento de prestação de contas do mandato do deputado Mazinho (PSDB). Será em Barra de São Francisco, na presença de dezenas de prefeitos e vereadores da região. Euclério (MDB) é aguardado, e interlocutores afirmaram à coluna que há expectativa que o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) divulgue mais apoios para 2026.

Passou embaixo da mesa

Secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu marcou presença na Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante. “Polenta no ponto, do jeitinho que a gente ama”. Depois de provar, Juninho — como é chamado pelos amigos —, passou até embaixo de uma mesa, imitando uma apresentadora de TV.

Expectativas

A Câmara da Serra deve empossar os suplentes dos vereadores afastados nesta semana, cumprindo assim determinação judicial.

Os novos parlamentares serão Thiago Peixoto (Psol), Marcelo Leal (MDB) e Willian da Elétrica (PDT).

Nos bastidores, há dúvida quanto aos cargos que cada um terá disponível. Com a exoneração dos outros parlamentares, incluindo o presidente Saulinho (PDT), tudo indica que vão haver exonerações.

“Norte fechado com Ricardo”, diz Scaramussa

Durante entrevista ao Estúdio Tribuna Online, o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), analisou a força eleitoral do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), neste momento. “Vice-governador tem presença grande no Norte, e isso já vem de anos. Isso é notório em São Mateus, Pinheiros, Barra de São Francisco, Rio Bananal. Trabalho reconhecido, cidades com obras. Só em Linhares que a administração passada não fazia parceria com o governo”.

Lembranças

Vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) parabenizou María Corina por ter conquistado o Nobel da Paz. “É com carinho que recordo que a recebi, quando eu presidia a Comissão de Relações Exteriores do Senado, para um ciclo de debates”, relembrou.

Representando Vila Velha

Vereador canela-verde Hércules Silveira (PP) foi recebido pelo prefeito Arnaldinho (sem partido) e apresentou a ele o Prêmio Trânsito Seguro – Gesto Redobrado para o Futuro, que o parlamentar conquistou recentemente em Brasília.

Obras para o Caparaó

Acompanhado pelo governador Renato Casagrande (PSB), o presidente da Comissão de Infraestrutura, Alexandre Xambinho (Pode), esteve em Guaçuí ao lado do prefeito Vagner Rodrigues (PP) e do vereador Zé Ruim (Rep) para a assinatura da ordem de serviço que garante R$ 31 milhões em investimentos para obras de reconstrução de escolas, unidades de saúde, dentre outras.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: