Recife lança canal de denúncias contra bebidas adulteradas com metanol
Serviço terá ligação direta com o SUS Recife, agilizando o início das investigações
A Prefeitura do Recife lançou um novo canal no aplicativo Conecta Recife destinado a receber denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente aquelas contaminadas com metanol. A plataforma direciona os cidadãos para o contato da Ouvidoria do SUS Recife, facilitando o encaminhamento das notificações para investigação imediata.
A nova funcionalidade, que fica em destaque na tela inicial do aplicativo com a palavra "DENÚNCIA", tem o objetivo de fortalecer a segurança sanitária na cidade, permitindo que a população informe irregularidades de forma simples e rápida, espera a prefeitura.
Alerta e orientação à população
A prefeitura informou ainda que, além de servir como ferramenta de notificação, o canal também tem um papel educativo. A iniciativa vai orientar a população sobre os sinais de intoxicação por metanol (substância altamente tóxica utilizada ilegalmente na produção de bebidas ) e indicar o momento correto para buscar um serviço de pronto-atendimento.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, que registra em média 20 casos de intoxicação por ano, viu os números crescerem exponencialmente. O Ministério confirmou nesta quinta-feira (2) que o total de registros de casos de intoxicação por metanol subiu para 59 em todo o país, sendo 12 já confirmados em laboratório e 47 em investigação. Somente entre agosto e setembro de 2025, houve 26 suspeitas em São Paulo, com sete confirmações e cinco mortes em investigação.
Em Pernambuco, a situação também gera alerta, com a notificação recente de três casos suspeitos, que incluem dois óbitos registrados em Lajedo e um caso de cegueira parcial na cidade de João Alfredo.
Comentários