Centro educacional investe 8,5 milhões em expansão
Unidade do Centro Educacional Primeiro Mundo em Vila Velha vai ganhar ambientes especializados e 20 novas salas de aula

O Centro Educacional Primeiro Mundo está dando mais um passo importante em sua história. A unidade de Vila Velha, inaugurada em 2022, na Praia da Costa, está recebendo um investimento de R$ 8,5 milhões para ampliar sua estrutura. As obras estão começando e serão finalizadas até o início do próximo ano letivo.
O projeto contempla mais de 2 mil m de área construída e vai oferecer um espaço voltado para a educação infantil, com 20 novas salas de aula, espaço de interação com a natureza, brinquedoteca, além de área exclusiva para embarque e desembarque com vagas de estacionamento.
A expansão vai beneficiar ainda os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, que passarão a contar com novos ambientes pedagógicos, como salas de dança, sala de artes, cozinha experimental e uma nova biblioteca.
A proposta é criar espaços que estimulem a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Marcelo Xavier, diretor-geral do Primeiro Mundo, comenta que apesar de fazer parte dos planos que as unidades tenham mais espaço, “ficamos felizes que essa necessidade tenha vindo tão cedo, uma escola que tem quatro anos, a gente sentiu essa necessidade e já estamos expandindo os nossos espaços em Vila Velha”.
O projeto de expansão contempla espaços que permitem o desenvolvimento dos alunos além da sala de aula convencional.
“Pensamos em uma escola em que o aluno pudesse desenvolver, por exemplo, a matemática e os bons hábitos alimentares em uma cozinha experimental, ou que trabalhasse sua sensibilidade, cultura e harmonia em uma sala de música, mas que também pudesse extravasar sua criatividade nas salas de dança e de música – isso tudo aliado a um contato direto com a natureza, transformando aprendizados de ciência em momentos divertidos e prazerosos”, explica o diretor-geral.
Mais de 30 anos de ensino
Com uma trajetória de mais de 30 anos de ensino, o CE Primeiro Mundo prepara seus alunos para serem protagonistas na construção do conhecimento, com bons resultados na vida acadêmica, pessoal e profissional.
O projeto pedagógico é moderno e inovador, proporcionando formação intelectual, emocional e social.
O CE Primeiro Mundo forma cidadãos valorizando conceitos como:
1 Respeito a si mesmo, ao outro, à coletividade, ao patrimônio cultural e ambiental.
2 Compromisso com a transformação da realidade, pelo posicionamento crítico-reflexivo, ético e solidário.
3 Autoconfiança, determinação e espírito investigativo que levem à capacidade de enfrentar desafios e continuar aprendendo ao longo de toda a vida.
4 Autonomia para escolhas e decisões que visem tanto à realização pessoal como ao bem comum.
5 Flexibilidade e sensibilidade para viver num mundo de aceleradas mudanças.

Selo internacional IB para ampliar excelência acadêmica
Com unidades em Vitória e Vila Velha, o Centro Educacional Primeiro Mundo está em uma jornada para conquistar o selo International Baccalaureate (IB), uma das certificações educacionais mais respeitadas do mundo.
Reconhecido internacionalmente, o IB atesta que a escola segue rigorosamente um ou mais dos programas pedagógicos da organização, valorizando não apenas o conteúdo acadêmico, mas também competências socioemocionais, pensamento crítico, mentalidade investigativa e consciência global.
De acordo com Tatiana D’Ambrosio, coordenadora de idiomas da instituição, a escolha pelo IB está diretamente ligada à filosofia educacional do Primeiro Mundo.
“Sempre fomos uma escola acolhedora e com visão internacional, antes mesmo de o bilinguismo se popularizar no Brasil. O IB potencializa essa proposta, oferecendo uma formação integral e reconhecida mundialmente, que prepara o aluno não só para exames, mas para a vida”, afirma.
Atualmente, o CE Primeiro Mundo é uma escola candidata ao selo. Para chegar lá, é necessário passar por várias etapas criteriosas.
O processo começa com a análise de critérios primários, como estrutura física, equipe pedagógica e aspectos financeiros. Em seguida, a instituição precisa demonstrar implementação dos elementos-chave do programa, formação contínua da equipe, envolvimento da comunidade escolar e, quando necessário, adequações na estrutura.
Ao longo dessa jornada, o IB realiza duas visitas, sendo a primeira prevista para o próximo mês de outubro, onde irão verificar se a escola está no caminho certo para o objetivo final. Já a segunda, para a certificação definitiva, deve ocorrer mais próximo do fim do ano.
A conquista do selo abrirá um leque de oportunidades acadêmicas e culturais. O IB é adotado em milhares de escolas ao redor do mundo, o que facilita intercâmbios, parcerias internacionais e o acesso a universidades estrangeiras. No Primeiro Mundo, a implementação começa pelo PYP (Primary Years Programme), voltado à educação infantil e ao ensino fundamental I, com o objetivo de formar desde cedo alunos investigativos e conscientes de seu papel na comunidade local e global.

Importância de idiomas para as profissões
O Centro Educacional Primeiro Mundo tem um compromisso de fazer seus alunos falarem fluentemente um segundo idioma, que seria a língua inglesa. A escola oferece até serviços de High School on-line, com nativos de outros países.
O Primeiro Mundo se diferencia por oferecer ensino quadrilíngue, com foco em inglês, francês e espanhol para alunos do ensino integral, além de preparar estudantes para certificações internacionais, como os exames de Cambridge, válidos mundialmente.
“Somos o único centro autorizado no estado para aplicar as certificações de Cambridge, o que dá ainda mais segurança para as famílias que buscam essa formação para seus filhos”, afirma Tatiana D’Ambrosio, coordenadora de idiomas do CE Primeiro Mundo.
A fluência em uma segunda língua é hoje um diferencial indispensável no mercado de trabalho global. Apenas 1% da população brasileira é fluente em inglês, um dado preocupante, já que 90% das empresas exigem proficiência no idioma em processos seletivos, especialmente para cargos de liderança. Reconhecendo esta necessidade, o Primeiro Mundo prepara educandos capixabas para os desafios internacionais desde a educação infantil.
“Nosso projeto prepara o aluno para o mundo. Oferecemos uma formação sólida em inglês, garantindo que ele tenha fluência e a capacidade de enfrentar qualquer caminho que escolher”, afirma. “Se o aluno deseja estudar no exterior, nós o preparamos para isso. Se quiser seguir uma carreira no Brasil, ele também estará pronto e devidamente capacitado”, completa Tatiana.

Comentários