Real Noroeste será o terceiro representante do Espírito Santo na Série D 2026
Merengues herdam a vaga extra por ser o clube capixaba melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF, e se junta a Rio Branco e Vitória

O Real Noroeste será o terceiro clube representante do Espírito Santo no Brasileirão Série D 2026. Com as mudanças no calendário anual da CBF, anunciado na manhã desta quarta-feira (1º), o clube de Águia Branca ficou com a vaga extra devido o posicionamento no Ranking Nacional de Clubes da entidade máxima do futebol brasileiro.
Além do Real Noroeste, os outros dois clubes capixabas garantidos são o Rio Branco, campeão do Capixabão, e o Vitória, que conquistou a Copa Espírito Santo.
A mudança, prevista para a partir do próximo ano, aumenta o número de times que disputam a 4ª Divisão, que passará das atuais 64 equipes para 96 e de 510 para 610 partidas.
Os dois clubes que chegarem à final disputarão 22 duelos, enquanto o mínimo de partidas ficará entre 10 e 14.
Entenda o novo formato
Apesar do aumento na quantidade de clubes participantes, o número de datas se manterá em 24. Segundo o novo calendário apresentado pela CBF, o campeonato começará no dia 5 de abril e irá até o dia 13 de setembro, e acontecerá da seguinte forma:
• Serão 16 grupos de 6 clubes na primeira fase e quatro se classificam em cada chave;
• 32 classificados da segunda fase estão garantidos na Série D do ano seguinte;
• Os quatro eliminados nas quartas de final jogam playoffs por duas vagas na Série C;
• Seis primeiros garantem acesso à Série C;
• Campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil;
Foi definido, ainda, que em 2026, seis clubes poderão conseguir o acesso à Série C em 2027 e apenas dois clubes serão rebaixados da terceira para a quarta divisão.
Em 2027, dois cubes da Série C serão rebaixados para a D em 2028. E, em 2028, seis clubes da Série C serão rebaixados para a Série D 2029.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários