Veja detalhes do resgate de criador do Macakids e amigo em alto mar
Maikel e Ronald informaram que uma pane no sistema elétrico da embarcação os deixou a deriva

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo divulgou detalhes sobre o resgate do criador do "Macakids" e amigo feito na noite desta terça-feira (30). Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e Ronald Menezes, de 40, foram encontrados pela navio mercante "Santos Supplier", da empresa Bram, prestadora de serviço da Petrobras, que estava fundeado no Porto de Açu, em Campos do Goytacazes.
Por volta das 17h30, o piloto informou que ao retornar para o alto mar, avistou uma embarcação a deriva e os tripulantes fazendo sinal, pedindo socorro. O resgate ocorreu a cerca de 2 milhas do Porto de Açu, em direção a alto mar.
A bordo do navio, Maikel e Ronald informaram que uma pane no sistema elétrico da embarcação os deixou a deriva. O Comandante do "Santos Supplier" informou que os tripulantes do navio jogaram um e puxaram a lancha "Monkey Sub" para contrabordo.
Maikel e Ronald estavam com sede e contaram que comeram peixe cru e racionaram a água que tinham.
O Tenente-coronel Cristiano Malacarne, diretor-adjunto de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), informou que trabalharam em conjunto com a Capitania dos Portos realizando medições de vento e da correnteza na tentativa de determinar um possível local de onde estavam.
"A ultrassonografia ajudou muito a gente mostrando os ventos, as correntes que nós tínhamos a partir da tarde de domingo, a Capitania dos Portos também ajudou muito. As correntes mostravam que eles podiam passar por São Tomé em direção ao Rio de Janeiro pelas correntes fortes que nós tínhamos com vento Noroeste a partir da tarde de domingo", explicou.
Neste momento, os resgatados estão indo para o Porto de Açu sendo escoltados pela Marinha do Rio de Janeiro e com a lancha a reboque. A previsão é que cheguem às 20h em uma área abrigada do porto, onde serão transferidos para uma lancha que trará os dois para terra firme, no Centro Náutico.
Por fim, uma viatura do Corpo de Bombeiros conduzirá Maikel e Ronald para passar por avaliação médica e retornar ao Espírito Santo.
Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, participaram da operação de Busca e Salvamento (SAR) da Marinha a Corveta "Caboclo", o Navio Patrulha “Gurupi, embarcações da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), uma aeronave SC105 da Força Aérea Brasileira, além de equipes e meios do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo e uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), do Governo do ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários