Euclério aceita se filiar ao UB, desde que tenha garantias
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), está disposto a não somente mexer no tabuleiro eleitoral capixaba, mas até "derrubá-lo". Em sua maratona de garantir apoio de lideranças rumo ao Senado, também tem avaliado cada vez mais deixar o MDB, presidido hoje no Espírito Santo pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço.
A coluna já havia antecipado a possibilidade de ele deixar a sigla, quando durante entrevista ao podcast Estúdio Tribuna Online, afirmou que "não queria problemas com a ex-senadora Rose de Freitas", e que se ela fosse disputar o Senado pelo partido, "não veria problema em deixar a sigla".
Na tarde desta segunda-feira (29), Euclério revelou à coluna nova pretensão:
"Eu topo me filiar ao União Brasil, desde que eu possa levar o deputado federal Messias Donato (Republicanos) junto, e que eles me garantam minha vaga ao Senado. Também me comprometo a ajudar na montagem de chapa. Além disso, que eles também garantam de uma vez por todas apoio ao projeto encabeçado pelo governador Renato Casagrande (PSB)", afirmou o prefeito de Cariacica.
Há cinco dias, Euclério publicou uma foto em suas redes sociais ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União). Marcelo também preside o União Brasil em nível estadual. Na legenda da publicação, Euclério afirmou que Marcelo havia reiterado convite para que ele se filiasse ao União Brasil.
Quanto a Messias Donato, chamado com frequência por Euclério de "meu deputado federal", a equação é a seguinte: sem a federação entre MDB/Republicanos — que estava sendo estudada pelos caciques dos dois partidos e que está cada vez mais difícil de se concretizar — será improvável que Donato tente se reeleger pelo partido de Erick Musso, que hoje está no palanque oposto ao de Euclério: de eleger Lorenzo Pazolini (Republicanos) governador do Estado.
Além disso, Euclério, que já era próximo de Marcelo Santos, tem ficado cada vez mais. Esteve no evento "Bora Dialogar" do presidente da Assembleia no último final de semana, em Cariacica. Mais de uma vez já declarou: "O voo que Marcelo tomar, eu tomo junto". Marcelo mira uma das vagas à Câmara Federal.
Resta saber, agora, como Marcelo Santos e Josias Da Vitória (PP), deputado que é presidente da federação União-Progressista no Estado, vão reagir a esses pedidos. Caso haja o cenário perfeito para Euclério, e tudo que ele pediu seja garantido, haverá dois grandes vencedores nesse contexto: Casagrande e Ricardo Ferraço. Cenas dos próximos capítulos.
Importante destacar que o próprio Da Vitória busca um espaço para disputar a majoritária, sendo o Senado tido como mais provável nos bastidores. Na terça-feira (30), viaja a Brasília para levar o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), para reunião com o senador Ciro Nogueira. Tem afirmado desde o começo do ano que a federação vai ter destaque nas articulações da política local.