Saiba o que muda em trecho da BR-101 na Serra que vai virar avenida
Via vai ganhar intervenções como mergulhões para substituir semáforos e um novo traçado no Viaduto de Carapina
O trecho urbano da BR-101, na Serra, vai mudar de cara. Com a municipalização em fase avançada, a via vai ganhar intervenções como mergulhões para substituir semáforos e um novo traçado no Viaduto de Carapina, com a promessa de trânsito mais ágil, seguro e capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico local.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, explicou que as negociações entre a prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a concessionária Ecovias Capixaba estão em fase avançada.
“A expectativa é de que o processo seja concluído em breve, mas a definição de prazo depende de etapas junto ao Dnit e à concessionária”, frisou.
Entre os principais investimentos previstos, o prefeito enfatizou que estão mergulhões de acesso – que vão substituir semáforos e cruzamentos em nível, eliminando pontos de conflito e garantindo um trânsito mais ágil e seguro.
“Além disso, já está em estudo, em parceria com o governo do Estado, um novo traçado para o Viaduto de Carapina, que deve corrigir curvas acentuadas, eliminar gargalos e integrar melhor a via marginal no sentido Vitória”.
O prefeito salientou que, a partir da municipalização, o município terá autonomia para realizar e coordenar os investimentos.
“Alguns projetos já estão sendo trabalhados em parceria com o governo do Estado e o município também poderá buscar recursos próprios e de outras fontes de financiamento, a fim de viabilizar as intervenções”.
Como pontos prioritários, assim que o trecho for entregue, estão as intervenções de maior impacto para a mobilidade.
Isso inclui a construção dos mergulhões, que eliminarão semáforos estratégicos, e o início da readequação do Viaduto de Carapina, considerado um dos gargalos do trânsito na região.
“A municipalização e as obras previstas transformarão o trecho urbano da BR-101 em uma via mais moderna, linear e fluida. Isso vai estimular o desenvolvimento econômico, valorizar áreas do entorno, atrair novos investimentos e favorecer o comércio e a indústria local, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade e a qualidade de vida da população”, reforçou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Fique por dentro
Municipalização da BR-101
- Com a construção do Contorno do Mestre Álvaro, o trecho urbano da BR-101, na Serra, será municipalizado.
- O atual trecho que a BR-101 ocupa passará a se chamar avenida Mestre Álvaro, recebendo investimentos e mudanças para melhoria da fluidez.
- A municipalização de um trecho de rodovia já aconteceu, por exemplo, no trecho urbano da BR-262, em Cariacica, que hoje se chama avenida Mário Gurgel.
Negociações
- Segundo a prefeitura da Serra, as negociações entre a administração municipal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a concessionária Ecovias Capixaba estão em fase avançada.
- O município ressaltou que acompanha de perto os trâmites técnicos e jurídicos necessários à formalização da transferência.
- A expectativa é de que o processo seja concluído em breve, mas a definição de prazo depende de etapas junto ao Dnit e à concessionária.
Mudanças
Mergulhões
- A prefeitura informou que estão previstos mergulhões de acesso, que vão substituir semáforos e cruzamentos em nível, eliminando pontos de conflito e garantindo um trânsito mais ágil e seguro.
- Essa obra é considerada prioritária e está entre os primeiros investimentos para o momento em que a prefeitura assumir o trecho.
Viaduto de Carapina
- Já está em estudo, em parceria com o governo do Estado, um novo traçado para o Viaduto de Carapina.
- A ideia é que esse novo traçado corrija as curvas acentuadas, elimine gargalos e integre melhor a via marginal no sentido Vitória–Serra.
Recursos
- Alguns projetos em estudo estão sendo trabalhados em parceria com o governo do Estado.
- Além disso, o município também poderá buscar recursos próprios e de outras fontes de financiamento.
Comentários