PF investiga suspeitos de divulgar fake news eleitorais no Norte do ES
Investigados usavam das redes sociais para, durante o período eleitoral, divulgar fatos inverídicos capazes de influenciar a escolha do eleitor

Suspeitos de produzir e divulgar notícias falsas com intuito de influenciar o processo eleitoral em São Mateus, Norte do Estado, estão sendo investigados pela Polícia Federal. Na manhã desta quarta-feira (24), foi deflagrada a operação 8º Mandamento, para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão de equipamentos utilizados durante os crimes.
De acordo com a PF, os investigados usavam das redes sociais para, durante o período eleitoral, divulgar fatos inverídicos capazes de influenciar a escolha do eleitor e a difamação eleitoral. As penas somadas podem passar de 2 anos.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, em desfavor de indivíduos suspeitos de envolvimento na produção e divulgação das notícias falsas.
Ainda segundo a PF, a operação visa garantir a integridade do processo democrático e coibir práticas que possam prejudicar a lisura das eleições. O nome da operação faz alusão a um dos 10 mandamentos presentes na Bíblia que adverte contra o ato de prestar falso testemunho contra o próximo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários