Recife recebe oficina e roda de conversa sobre dança contemporânea franco-caribenha
Evento acontecerá no Paço do Frevo, nos dias 20 e 21 de setembro e contará com a presença da coreógrafa e pesquisadora Lénablou

O Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, recebe neste fim de semana duas atividades com a coreógrafa, bailarina e pesquisadora franco-caribenha Lénablou, referência mundial no estudo das danças afro-diaspóricas e uma das principais vozes da cena contemporânea franco-caribenha. As ações fazem parte do projeto “Pelos mares eu dancei”, intercâmbio entre Pernambuco e Guadalupe (Caribe francês) desenvolvido para a Temporada França-Brasil 2025 e realizado em parceria com a Oficina Francisco Brennand, Artchipel Scène Nationale de la Guadeloupe e Cie Trilogie Lénablou.
Dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 13h, Lénablou se junta à coreógrafa pernambucana Maria Paula Costa Rêgo, fundadora e diretora do Grupo Grial de Dança, para conduzir a imersão “Balança, mas não cai: conexão Caribe-Pernambuco”. Reconhecida internacionalmente pela criação da Techni’ka, linguagem que combina experimentações contemporâneas aos saberes ancestrais do Gwoka (músicas, canções e danças simbólicas da identidade de Guadalupe), a artista caribenha traz ao Recife uma visão singular da dança como espaço de memória, resistência e invenção. Ao lado dela, Maria Paula, referência no diálogo entre tradições populares do Nordeste e linguagens contemporâneas, conduz uma experiência marcada pela escuta, pelo corpo em movimento e pela criação coletiva. Juntas, elas propõem uma oficina de troca intensa entre as corporeidades de Guadalupe e de Pernambuco, revisitadas sob uma perspectiva contemporânea e aberta a novas leituras. O encontro integra o programa “Imersão”, da Oficina Francisco Brennand, e será realizado de forma colaborativa com o Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Também no dia 21, a partir das 16h, o público terá a oportunidade de dialogar com a artista em uma edição especial do ciclo “Desvendando Mestras e Mestres”, projeto do Paço do Frevo. A conversa “Desvendando Lénablou” abre espaço para reflexões sobre sua pesquisa e processos criativos, além de aproximar os interessados da riqueza cultural de Guadalupe e de seus pontos de contato com as tradições de Pernambuco. A atividade reforça o papel do projeto como espaço de formação e intercâmbio, unindo mestres e mestras de diferentes manifestações culturais a quem pesquisa e vivencia a cultura no Recife. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
SERVIÇO
Imersão “Balança, mas não cai: conexão Caribe-Pernambuco”
Com Lénablou e Maria Paula Costa Rêgo
Dias: 20 e 21/9 (sábado e domingo)
Horário: 10h às 13h
Inscrições gratuitas: clique aqui
“Desvendando Lénablou”– Ciclo Desvendando Mestras e Mestres
Dia: 21/9 (domingo)
Horário: 16h
Inscrições gratuitas: clique aqui
Local: Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife.
Comentários