Orquestra e corais do Peru e da Colômbia nas montanhas
Festival Internacional de Coros Musicar acontece nesta quinta-feira (11), em Alfredo Chaves, com músicos internacionais e 20 estudantes

Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo, recebe nesta quinta-feira (11) o 6º Festival Internacional de Coros Musicar.
O encontro reúne grupos locais e internacionais em uma programação dedicada à música coral e à troca cultural entre países da América do Sul.
As apresentações serão realizadas na Praça Gastronômica, a partir das 18h30. Entre os destaques estão corais do Peru e da Colômbia, além da Orquestra de Violões, formada por cerca de 20 estudantes da Escola Estadual Camila Motta.
Para João Victor Denadai, 15, aluno da 1ª série do curso técnico em Administração e integrante da orquestra, a participação no festival é motivo de orgulho. “É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e viver a música de perto, junto de artistas de outros países”, afirma.
O professor e maestro Alan Machado, 37, que coordena a Orquestra de Violões, ressalta a importância da iniciativa para a formação dos adolescentes. “Eventos como este permitem que os estudantes aprendam com diferentes culturas e desenvolvam habilidades artísticas e sociais essenciais”, relata.
O diretor da escola, Felipe De Nadai, destaca o impacto do evento na comunidade escolar. “A participação dos nossos alunos em um evento internacional valoriza o esforço da escola e reforça o papel da educação na formação cultural e social dos jovens”, disse.
Segundo os organizadores, o festival é uma oportunidade para a comunidade local e visitantes apreciarem de perto a riqueza do canto coral, que promove integração cultural, além de valorizar o talento dos jovens violonistas.
A edição em Alfredo Chaves é organizada pela prefeitura, por meio do gabinete do prefeito, e da Sala do Empreendedor, com apoio da Câmara de Vereadores.
Para o prefeito Hugo Meneguel, o festival mostra a importância da cultura e da educação. “Eventos como este aproximam a comunidade da arte, valorizam nossos jovens e fortalecem ainda mais a cultura da nossa região”, ressalta.
O final de semana na região terá ainda outros eventos. Em Venda Nova do Imigrante, acontece o Espírito Santo Madeira 2025; em Alfredo Chaves, o Festival Flash Back; e em São Roque do Canaã, o Festival da Cachaça.
Serviço
6º Festival Internacional de Coros Musicar
- Onde: Praça Gastronômica, Alfredo Chaves.
- Quando: Quinta-feira (11).
Programação
18h30 – Orquestra de violões dos alunos da Escola Camila Motta.
19 horas – Coral Santa Cecília, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Alfredo Chaves.
19h30– Apresentação de gala dos Corais Arequipa (Peru), Sociedad Coral de Boyacá (Colômbia) e Musicar de Guarapari.
21 horas – Bloco Afro Baobá.
Outras Festas
Alfredo Chaves
Festival Flash Back — Anos 80 e 90
- Onde: Villaggio Centro de Eventos.
- Quando: Sexta-feira (12) e sábado (13).
- Ingresso Individual: R$ 50,00 (entrada amanhã e sábado).
- Programação: Praça de alimentação, shows de bandas de rock, pop rock e DJs.
Venda Nova do Imigrante
3ª Feira Espírito Madeira - Design de Origem
- Quando: De quinta-feira (11) a sábado (13).
- Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, “Polentão”.
- Entrada franca.
- Programação: Praça de alimentação, feira de design e apresentações culturais.
São Roque do Canaã
Festival da Cachaça

- Onde: Pátio de Eventos.
- Quando: Sexta-feira (12) e sábado (13).
- Entrada franca.
- Programação: Praça de alimentação e shows sertanejos. No sábado, a preparação da maior caipirinha já feita no Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários