X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 22°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Política
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 22°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Vacina experimental pode inibir avanço de câncer de pâncreas e de intestino

A vacina, chamada ELI-002 2P, atua para instruir o sistema imunológico a combater duas mutações muito comuns em vários tipos de câncer

foto autor
Giulia Peruzzo, da Agência Folhapress
19/08/2025 - 12:50
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Vacina experimental pode inibir avanço de câncer de pâncreas e de intestino
Pesquisa ainda está na fase inicial e terá que seguir muitas etapas até a a comprovação de segurança e eficácia |  Foto: Imagem ilustrativa/Canva

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da UCLA (Universidade da California em Los Angeles) em parceria com o hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, testou uma vacina que se mostrou promissora para impedir que os cânceres de intestino e de pâncreas se espalhem em pacientes que já fizeram o tratamento principal.

Publicado na revista científica Nature Medicine, o artigo expõe os resultados da primeira fase dos estudos clínicos. Ou seja, trata-se de uma pesquisa inicial, com muitas etapas a serem seguidas até a comprovação de segurança e eficácia. Para especialistas ouvidos pela reportagem, o resultado é promissor.

A vacina, chamada ELI-002 2P, atua para instruir o sistema imunológico a combater duas mutações KRAS (G12R e G12D), muito comuns em vários tipos de câncer, incluindo de pâncreas e de intestino. A proteína KRAS faz parte do grupo RAS, que inclui também NRAS e HRAS. Das três, a KRAS é a que se encontra de forma mais frequente no câncer, em aproximadamente 1 em cada 4 pacientes.

Líder do centro de referência de câncer colorretal do A.C. Camargo Cancer Center, o oncologista Samuel Aguiar —que não participou do estudo— explica que a mutação KRAS está envolvida na proliferação do tumor e nos quadros de metástase.

"Eles [pesquisadores do estudo] usaram KRAS porque essa é uma via muito comum para esses tumores. Quanto mais comum o alvo, mais fácil de você acertá-lo. Então a estratégia foi usar um alvo muito específico, porém bastante comum nesses dois tipos de cânceres."

Participaram do estudo 25 pacientes, sendo 20 com câncer de pâncreas e cinco com câncer colorretal, que receberam doses da vacina. Todos já haviam concluído o tratamento padrão e apresentavam doença residual mínima, ou seja, ainda apresentavam biomarcadores do câncer colorretal ou de pâncreas mesmo após o tratamento, seja cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Thaís Moré Milan, doutoranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) com ênfase imunologia e fisiopatologia, que ficou um ano na UCLA estudando câncer —mas também não esteve envolvida neste estudo—, diz que o tipo de vacina escolhido é uma das vantagens da pesquisa. O imunizante é anfifílico, ou seja, projetado para chegar mais facilmente aos linfonodos, uma das vias de disseminação dos tumores.

"O peptídeo que eles criaram, que vai ficar na mutação KRAS, vai se ligar quimicamente a uma molécula lipídica que vai se ligar à albumina. E por que isso é importante? A albumina consegue circular facilmente e vai ser transportada diretamente para os linfonodos", afirma. A albumina é uma proteína que auxilia no transporte de substâncias como hormônios, vitaminas e medicamentos.

O oncologista do A.C. Camargo complementa: "O objetivo é treinar células imunológicas para combater não só tumores que se instalam nos linfonodos, mas em qualquer tipo de órgão, e no corpo todo".

À vacina os pesquisadores adicionaram um estímulo adjuvante que aumenta ainda mais a resposta imune. "Esse estímulo aumenta o ambiente pré-inflamatório e a ativação das células T", afirma Milan. As células T são células do sistema imunológico que ajudam a proteger o corpo contra doenças.

Os resultados indicam que 21 dos 25 pacientes (84%) tiveram uma resposta imune de células T específicas para a mutação KRAS, reduzindo significativamente os biomarcadores tumorais. Em 24% dos pacientes os biomarcadores associados ao tumor desapareceram completamente.

Outro ponto positivo é que a sobrevida dos pacientes aumentou e, ao final do estudo, a maioria ainda não havia apresentado recidiva.

Durante o tempo de acompanhamento —até dois anos após a primeira dose da vacina—, 17 pacientes (68%) atingiram o limiar de aumento de 9,17 vezes a resposta das células T, e 8 (32%) não o atingiram. Sete desses oito pacientes que não atingiram o limiar morreram.

Outro dado do estudo é que, em 67% dos pacientes testados, a vacina levou ao espalhamento de antígenos. Isso significa que a célula T não vai ter resposta só na vacina, mas também contra qualquer antígeno tumoral que estiver ali presente, explica Milan.

O estudo, porém, tem algumas limitações, como a pequena amostra de participantes e o curto período de acompanhamento dos pacientes após a administração da vacina. Ainda assim os especialistas afirmam que os resultados são promissores e podem embasar novos estudos com um número maior de participantes e por um tempo mais longo.

Na avaliação de Samuel Aguiar, o estudo é um passo importante para o desenvolvimento de outros tipos de vacina envolvendo mutações. "Porque a tecnologia já foi desenvolvida. Essa é a grande perspectiva desse estudo. É uma tecnologia que avança, abre caminho para outras terapias", diz.

Os pesquisadores atualmente trabalham em um estudo randomizado de fase 2 com uma nova formulação da vacina que mira sete variantes da mutação KRAS. A pesquisa é financiada pelo laboratório Elicio Therapeutics.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Pesquisa ainda está na fase inicial e terá que seguir muitas etapas até a a comprovação de segurança e eficácia

SAÚDE

Vila Velha terá mutirão de inserção de DIU para mulheres a partir de 14 anos

Pesquisa ainda está na fase inicial e terá que seguir muitas etapas até a a comprovação de segurança e eficácia

SAÚDE

Brasileira de 38 anos morre por câncer raro associado a prótese de silicone

Pesquisa ainda está na fase inicial e terá que seguir muitas etapas até a a comprovação de segurança e eficácia

SAÚDE

Boa notícia para mulheres: planos vão ter de cobrir implante contra gravidez

Pesquisa ainda está na fase inicial e terá que seguir muitas etapas até a a comprovação de segurança e eficácia

SAÚDE

Pediatras defendem aprovação de 1 mês de licença-paternidade

Ícone tags Tags Câncer imunoterapia KRAS Pesquisa vacina

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM