Claro Maratona do Sol premia os melhores atletas em 10km, 21km e 42km
Prova reuniu quase dois mil atletas em percursos de 42 km, 21 km e 10 km, passando por pontos turísticos e premiando os melhores
Escute essa reportagem

Morro do Moreno, Farol de Santa Luzia, Nova Ponte da Madalena e vários outros pontos turísticos do Estado foram espectadores da disposição e energia de quase dois mil homens e mulheres que participaram ontem da Claro | Maratona do Sol, na manhã do último domingo (10), em Vila Velha.
Com três distâncias (42 km, 21 km e 10 km), a corrida premiou os cinco primeiros lugares de cada categoria com troféus e prêmios em dinheiro. Também houve troféu para Pessoas com Deficiência (PCD) e por faixa etária.
“Largamos com pontualidade nas três distâncias, com uma estrutura impecável, com todos os atletas completando o percurso - lindo, por sinal - sem intercorrências”, afirmou Felipe Moura, coordenador do evento.
O sol nem tinha nascido ainda quando foi dada a primeira largada da maratona (42km) às 5h30. Saindo de Ponta da Fruta, o primeiro corredor a cruzar a linha de chegada foi Leonardo Alves dos Santos. Já no feminino, Tereza Almeida levou o primeiro lugar.
Um dos participantes foi o Joabe Gomes. Ele conta que atingiu seu objetivo: ficar entre os cinco primeiros. “Deu para cansar bastante até por que não tive muito tempo de preparação, viemos como um teste e graças a Deus consegui fazer um tempo melhor do que no treino”, contou, em entrevista para o repórter Erick Alencar da TV Tribuna/Band.
Quarto colocado, o atleta disse que foi ultrapassado na parte do circuito do Morro do Moreno. “Na reta final, o terceiro estava melhor de perna”.
A segunda largada foi da meia maratona. Ela começou na Praia dos Recifes, às 6h15. O vencedor foi Maquezile Gabirel Pio. No geral feminino, saiu vitoriosa Yries Pereira.
A última largada (10km) aconteceu às 6h30 e teve como campeões Claudinei Pereira (1º lugar geral masculino) e Priscila Machado Moraes (1º lugar geral feminino).

“A prova foi ótima e desafiadora, principalmente no final. Eu esqueci que tinha tanto morro”, brinca Priscila, “No final, ainda tinha um vento contra. Deu para sofrer um pouco. Mas estou muito feliz com o resultado”.
A corrida também contou com a participação de autoridades. Uma delas foi o Governador Renato Casagrande. “É uma prova que percorre lugares maravilhosos do Estado do Espírito Santo e de Vila Velha”, destacou para a TV Tribuna/Band, incentivando a prática regular de atividade física.
Saiba Mais
Integração de práticas sustentáveis
Maratona do Sol
Na manhã de domingo (10), aconteceu a 2ª edição do evento. A premiação incluiu troféus e valores entre R$ 250 a R$ 1.200, de acordo com a colocação e a distância disputada.
Inscrição Solidária

Uma das modalidades de inscrição tinha como requisito a doação de um litro de leite pelo atleta.
1.100 litros de leite de leite Longa Vida foram arrecadados. Serão doados a uma instituição beneficente que ainda está sendo definida.
Selo evento neutro
A organização do evento plantou 18 árvores e compensou 3 mil quilos de CO2, recebendo o selo evento neutro, como reconhecimento com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância de integrar práticas sustentáveis em grandes eventos esportivos, promovendo bem-estar, saúde e respeito ao meio ambiente em uma só ação. Segundo os organizadores, todas as emissões de carbono geradas pelo evento foram compensadas por meio do apoio a projetos socioambientais certificados.
Cenas da corrida





MATÉRIAS RELACIONADAS:





Comentários