Descubra os encantos de Pedra Menina, no Caparaó Capixaba
O distrito, localizado em Dores do Rio Preto, é um destino cada vez mais procurado por quem quer turistar no Caparaó Capixaba
Escute essa reportagem

O distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, é o destino procurado por turistas do Espírito Santo, de outros estados e até de outros países, que desejam subir até o Pico da Bandeira pela portaria capixaba do Parque Nacional do Caparaó.
Engana-se, porém, quem pensa que o lugar se resume a isso. Os encantos de Pedra Menina vão muito além do turismo de aventura. A imagem formada pelas cordilheiras e que dá nome ao distrito resume bem como é estar lá.
A menina deitada, com cabelos para trás, e admirando o céu faz lembrar que é o momento de parar para contemplar a simplicidade de tudo que nos cerca. Em Pedra Menina, a imponência da natureza se mistura com a simplicidade e a hospitalidade de um povo que acolhe.
O passeio é, literalmente, gostoso e se torna memorável, quando se pode apreciar com calma cada sabor, cada paisagem e cada conversa. E alguns empreendimentos oferecem experiências que se encaixam perfeitamente nessa vibe.
Na cafeteria Serra da Seriema, por exemplo, é possível fazer piqueniques com vista deslumbrante para as montanhas do Caparaó. O empreendimento funciona de segunda a sábado, e os piqueniques precisam ser agendados.
Entre diversas cafeterias, restaurantes e pousadas incríveis, o Sítio Vovô Nininho é outro lugar que vale a pena conhecer. Por lá, tem cafeteria e hospedagem, em uma paisagem que mais parece uma pintura.
Na terra dos cafés especiais de qualidade, não é só a bebida feita com o grão que faz sucesso. Também tem cervejaria artesanal. A Flügel Bierhaus, por exemplo, é pioneira e, além das cervejas, tem um cardápio cheio de delícias da culinária alemã. E o cenário? Aquele que é clichê, quando se fala de Pedra Menina: com paisagens de tirar o fôlego!
Fato é que o distrito atrai muitos turistas interessados em subir o Pico da Bandeira, mas encanta-os por um conjunto de atrativos que proporcionam lazer, tranquilidade e autoconexão.
Dupla paixão

O casal de chefs de cozinha Márcia e Marco Danielli é de Itaperuna, no Rio de Janeiro, mas escolheu Dores do Rio Preto para viver. Em Pedra Menina, os dois alimentam a paixão pela gastronomia e pelo Caparaó Capixaba , onde comandam a Casa Primitivus, que é restaurante e pousada.
O restaurante é aberto ao público e funciona preferencialmente com agendamento, para almoço e jantar. Na pousada, é possível escolher entre suítes de diferentes categorias, como Standard, Standard Confort, Luxo e Master Luxo. Um diferencial que nos encantou: no frio do inverno no Caparaó, a manta térmica nas camas é uma comodidade que esquenta o corpo e um cuidado que aquece o coração.
Terra do Caparaó vira arte

Até a terra do Caparaó é bonita! E ela vira arte nas mãos da Fabiana Natalino de Souza, artista mineira que está sempre do lado de cá da divisa, garimpando a matéria-prima para fazer giz e aquarela.
O que a maioria das pessoas pisa sem nem perceber no chão das montanhas do Caparaó para Fabiana é a fonte do rosa, do laranja, do marrom e de tantas outras cores que formam as paisagens que ela pinta como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E é fácil, realmente, para as mãos talentosas com as quais ela foi abençoada.
Morango e motorhome

O passeio em Pedra Menina vai muito além de visitar o Parque Nacional do Caparaó. Por lá, existem atrativos que agradam a turistas com perfis variados e de diferentes idades. Na DuCamping, por exemplo, os visitantes podem colher morango no colhe e pague ou, na cafeteria, saborear delícias feitas com a fruta. O fondue, por exemplo, vai muito bem com o café especial produzido com grãos cultivados no local pela família da Larissa de Oliveira Raposo de Araújo.
E também tem como ficar hospedado por lá. A DuCamping oferece hospedagem em motorhomes superquipados e confortáveis, garantindo uma experiência diferenciada.
Passeio com gosto de café especial

Até quem não é fã de café precisa ter a experiência de saborear a bebida feita com os grãos especiais cultivados no Caparaó Capixaba. A região é famosa pela produção de cafés de qualidade, o que justifica a existência de tantas cafeterias igualmente excelentes.
Em Pedra Menina, a Flor de Café é uma delas. Localizada a poucos quilômetros da portaria para o Parque Nacional do Caparaó, oferece um ambiente requintado e aconchegante, com uma vista espetacular e, claro, um cardápio cheio de delícias, entre as quais está o café genuinamente capixaba.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários