Cozinha Solidária: projeto vai distribuir refeições a pessoas em vulnerabilidade
Iniciativa do Governo do ES prevê mais de 50 mil refeições em 21 meses para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Escute essa reportagem

O Governo do Espírito Santo lançou nesta quarta-feira (06) o projeto Cozinha Solidária, que tem como objetivo produzir refeições para pessoas em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua, por meio de parcerias com instituições habilitadas.
Ao todo, três organizações da sociedade civil - duas em Vitória e uma em Viana - vão fornecer 360 refeições por dia. O projeto terá duração de 21 meses, totalizando a distribuição de 50.400 refeições.
O governador Renato Casagrande visitou a primeira das organizações habilitadas, a Associação Alef Bet. Localizada no Centro de Vitória, a instituição vai produzir 120 refeições diárias, cinco vezes na semana, o que equivale a 2.400 por mês.
O investimento total é de R$ 1,4 milhão por entidade, provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). Os valores são destinados à compra de insumos, equipamentos e utensílios necessários à produção das refeições.
A secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Figueira Grillo, destacou o caráter constitucional do projeto:
“Garantir o direito humano e constitucional à alimentação adequada e saudável é o que motiva esse projeto. Além disso, acredito que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas."
Coordenado pela Setades, o projeto também tem como objetivo fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Espírito Santo.
* Estagiária sob a orientação de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários