X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • PODCOLUNAS
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 19°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 19°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!
WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba

A cidade que abriga o Pico da Bandeira é rica em atrativos naturais e ideal para a prática do ecoturismo

foto autor
Kamila Rangel, do Jornal A Tribuna
07/08/2025 - 6:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba
A Cachoeira do Firmino é uma das belezas naturais para curtir na cidade |  Foto: Descubra o ES/Tadeu Bianconi

Ibitirama, no Caparaó Capixaba, é um convite à aventura e ao descanso em meio à natureza. Poços de águas cristalinas e belas cachoeiras compõem paisagens de tirar o fôlego. Vale a pena se programar para visitar a cidade!

Apesar de não ter portaria para o Parque Nacional do Caparaó, é no município que fica o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, com 2891 metros de altitude.

Para quem fica em dúvida sobre qual é a melhor época para visitar o Caparaó Capixaba, a resposta é: o ano inteiro. Em períodos frios, a região proporciona todo o charme de estar nas montanhas, e as paisagens são sempre belas. Os mais corajosos se arriscam e se banham nas águas geladas. A experiência compensa!

Nas estações mais quentes, dá para aproveitar sem medo, e sem a sensação de congelamento, os poços e as cachoeiras. Na dúvida, fica a dica: experimente o Caparaó Capixaba em todas as épocas!

A Cachoeira da Fumaça, a gigante capixaba com 144 metros de altura, considerada a maior queda d’água perene do Espírito Santo, fica no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, entre os municípios de Ibitirama e Alegre. Vale a pena visitar!

O volume de água, em contato com as rochas cria uma nuvem de gotículas que forma a tal “fumaça” que dá nome ao lugar. Aproveite para eternizar com imagens a visita porque o lugar rende fotos sensacionais.

Quem prefere cenários mais reservados costuma gostar da Cachoeira do Firmino, às margens da ES-185. O lugar tem trilhas leves, águas convidativas e mirantes naturais. A Cachoeira do Lolô, a apenas 5 quilômetros do Centro, é outro refúgio para estar em contato com a natureza.

A região de Pedra Roxa também é um destino encantador, com diversas opções de cachoeiras e poços naturais. O Poço da Areinha, por exemplo, chamado também de Prainha, é uma das paradas imperdíveis por lá. Tem também Cachoeira do Cristal, Cachoeira São Jorge, Poço do Regino, Cachoeira Pegada da Onça, Cachoeira Água Limpa e Cachoeira do Poço Limpo.

Com tantas opções de atrativos naturais, dá para perceber que é necessário se programar para ficar alguns dias na cidade. E isso não é problema! Há opções de pousadas e restaurantes que também oferecem conforto e qualidade.

Na Toca da Truta, por exemplo, famosa pela criação de trutas e pela gastronomia de primeira, agora tem hospedagem: é a Vila da Toca, com três suítes já inauguradas.

Único produtor de truta no Espírito Santo

Imagem ilustrativa da imagem Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba
Francisco Faleiro |  Foto: Kamila Rangel

Há mais de três décadas, o empresário Francisco Faleiro decidiu empreender em Ibitirama, com um projeto ousado e inédito no Espírito Santo: criar trutas. O clima do Caparaó Capixaba, semelhante ao de regiões onde a iniciativa deu certo, foi um fator decisivo. Pela trajetória construída, vê-se que deu certo. A Tecnotruta se tornou referência no Estado, tanto que, hoje, mesmo após passar a se chamar Toca da Truta, muita gente ainda guarda o nome antigo. Atualmente, as trutas produzidas em dezenas de tanques são para atender exclusivamente à demanda do restaurante, que é um dos principais atrativos de Ibitirama.

Experiências gastronômicas

Imagem ilustrativa da imagem Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba
Truta do Lago |  Foto: Kamila Rangel

Prepare-se para viver verdadeiras experiências gastronômicas em Ibitirama. A cidade fica em evidência não só pelos atrativos naturais que possui, mas, também, por empreendimentos que servem culinária de qualidade e, ao mesmo tempo, proporcionam momentos de conexão com a natureza em cenários exuberantes.

O Peixe Grill e a Toca da Truta se destacam entre eles. Esse último, por exemplo, tem pratos com os peixes criados no local, como a Truta do Lago (foto).

Aonde ir

Toca da Truta

Na Fazenda Pico da Bandeira, em Santa Marta. Tel.: (28) 99222-0483.

Restaurante Peixe Grill

Em Santa Marta. Tel.: (28) 99932-9796.

Casa Verde Restaurante

Na Rodovia Geraldo Gomes de Carvalho, área rural. Tel.: (28) 99903-1134.

Pousada Vila da Toca

Em Santa Marta. Tel.: (27) 99884-4198.

Pousada da Linda

No Centro. Contato: (28) 99885-0059.

Pousada Viva

Na Rodovia Celina, Km 2. Tel.: (28) 99946-4427.

Pousada Jardim Caparaó

Em Santa Marta, Ibitirama. Tel.: (27) 99989-2741.

Pousada e Restaurante do Luiz

Em Pedra Roxa. Tel.: (28) 99974-5039.

Pousada Vovó Virgínia

No Centro. Tels.: (28) 99922-7385 / (28) 99986-5099.

Recanto Cabaceira Hospedagem

Em Pedra Roxa. Tel.: (28) 99940-7567.

Pousada, Bar e Restaurante Ibiaçá Clube

Em Santa Marta. Tel.: (28) 99938-4748.

Pousada Clair

Em Pedra Roxa. Tel.: (28) 99975-2544.

Casa Quintal do Caparaó

Em Santa Marta. Tel.: (28) 99987-5766.

Pousada Gravel

Em Santa Marta. Tel.: (28) 99983-1106.

Onde comer e onde se hospedar

Imagem ilustrativa da imagem Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba
Poço da Areinha |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitirama

O Poço da Areinha, também chamado de Prainha, é um atrativo imperdível.

Imagem ilustrativa da imagem Paisagens de tirar o fôlego e gastronomia em Ibitirama, no Caparaó Capixaba
Toca da Truta |  Foto: Kamila Rangel

A Toca da Truta tem restaurante e pousada em um cenário exuberante.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Toca da Truta

CAÇADORES DE DESTINOS

Aventura em rota com mais de 10 cavernas em Domingos Martins

Toca da Truta

CAÇADORES DE DESTINOS

Rota das Cavernas e Plantas Medicinais: turismo científico em Domingos Martins

Toca da Truta

CAÇADORES DE DESTINOS

Passeio pelas raízes italianas de Araguaia, vila em Marechal Floriano

Toca da Truta

CAÇADORES DE DESTINOS

Em Marechal Floriano, Araguaia une tradição, aventura e culinária italiana

Ícone tags Tags cachoeiras Caparaó gastronomia Ibitirama turismo
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM