Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Aperitivo para eleição de 2026

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 01/08/2025, 18:46 h | Atualizado em 01/08/2025, 18:48

Imagem ilustrativa da imagem Aperitivo para eleição de 2026
Eduardo Maia

Grupos bolsonaristas de todo o Espírito Santo vão se concentrar hoje, ao meio-dia, no Posto Moby Dick, em Vila Velha, para atravessarem a 3ª Ponte. Uma das principais pautas do evento será a defesa da anistia e pedidos de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Entretanto, haverá movimentos políticos que deverão ser um aperitivo para as eleições de 2026. O presidente do Republicanos, Erick Musso, que tem ficado cada vez mais alinhado com o PL e o senador Magno Malta, publicou em suas redes sociais um convite para o evento nas cores verde e amarelo.

A dúvida que paira no mercado político é se o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), vai aparecer no evento. Conforme a coluna antecipou, no último final de semana, durante a Cooabriel, Pazolini andou ombro a ombro com Malta e chegou a gravar vídeo acenando aos projetos do PL.

Desconfiança no ar?

Embora tenham se aproximado na Cooabriel, há lideranças do PL que estão desconfiadas com o movimento do republicano, que ainda não se comprometeu publicamente com o PL. Vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) chegou afirmar à coluna que se o prefeito não comparecer hoje, irá demonstrar “em que lado está” no tabuleiro eleitoral de 2026.

Chamou atenção

A inauguração de obras de macrodrenagem em Cachoeiro foi capaz de unir o ex-prefeito Victor Coelho (PSB) e o prefeito Theodorico Ferraço (PP), além do vice Júnior Corrêa (Novo). Cabe destacar que Victor e Júnior, mesmo após o processo eleitoral, têm tido embates, sobretudo nas redes sociais. No evento, porém, o clima foi amistoso entre ambos.

Quase um biólogo!

Deputado federal Josias Da Vitória (PP) surpreendeu seus seguidores com os conhecimentos em Biologia. Em Laranja da Terra, flagrou um pé de abricó-de macaco.

“Muita gente não conhece, é uma planta da Amazônia que encontramos aqui. Enfeita a cidade, vale conhecer”, brincou.

Estão de volta

Os deputados estaduais voltam amanhã às sessões ordinárias na Ales. Nos bastidores, é a partir de agora que as articulações visando as eleições do ano que vem irão se intensificar, como conversas sobre trocas de partido, por exemplo.

Diversos deputados serão candidatos a reeleição, enquanto alguns vão disputar cadeira na Câmara Federal. Críticas a movimentos de secretários também já estão nos radares de alguns parlamentares.

Julgamento de mais uma chapa amanhã

Conforme a coluna vem analisando nas últimas edições, amanhã acontece a apreciação de mais um processo que aponta suposta fraude à cota de gênero que teria sido cometida pelo DC nas eleições municipais de 2024 em Guarapari. Paralelamente a isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) tem analisado o processo do PRD, também pelo mesmo motivo. A depender do resultado, Guarapari pode ter de trocar diversos vereadores.

Presidente nacional

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, estará amanhã em Vitória e dará entrevista coletiva para falar sobre o PSDB nas eleições de 2026. Vandinho Leite (PSDB) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) — que se coloca como opção do partido ao Senado —, também participam das conversas.

Voltou a atender

Ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) anunciou oficialmente que voltará a atender como médico psiquiatra na Unidade Regional de Feu Rosa. A informação havia sido antecipada pela coluna. Além disso, tem intensificado cada vez mais as articulações políticas rumo a 2026.

Hackeado

Deputado federal Messias Donato (Republicanos) teve seu perfil do Instagram hackeado. “Fizeram publicações desrespeitosas que não condizem com nossa postura. Nos tornamos alvo e querem nos calar, mas não recuaremos. Continuaremos firmes , defendendo as pautas conservadoras e lutando contra o autoritarismo”, ressaltou o parlamentar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: