Quem é Max Dowman, ‘novo Kaká’ que brilha na pré-temporada do Arsenal aos 15 anos
Escute essa reportagem
Com apenas 15 anos, Max Dowman é o nome que mais tem chamado atenção nos amistosos de pré-temporada do Arsenal. Nascido em 31 de dezembro de 2009, o meia-atacante ainda não tem idade para assinar contrato profissional, mas já vem sendo testado no time principal e mostrando personalidade diante de adversários experientes.

Dowman estreou entre os profissionais na vitória por 1 a 0 sobre o Milan, em amistoso realizado em Singapura. Ele entrou no segundo tempo e participou ativamente das jogadas ofensivas. No fim da partida, ainda converteu um pênalti.
Quatro dias depois, voltou a ser utilizado pelo técnico Mikel Arteta no jogo contra o Newcastle. Novamente acionado na etapa final, foi decisivo: sofreu o pênalti que resultou no terceiro gol da equipe, convertido por Ødegaard. Nos 30 minutos que ficou em campo, mostrou habilidade nos dribles ao acertar dois dos três que tentou.
As boas atuações renderam elogios públicos de Arteta, que destacou tanto o talento natural do garoto quanto o ambiente de acolhimento criado pelo elenco profissional. Segundo o treinador, o desempenho de Dowman é raro de se ver em jogadores tão jovens.
“Estou feliz por todos os garotos, acredito que se eles são capazes de jogar neste nível, com 15 anos, é por causa do ambiente e a cultura dentro deste time”, disse. “O que ele fez contra esse time no tempo que esteve em campo é algo incomum de se ver em um jogador de 15 anos. Estamos extremamente felizes em tê-lo aqui.”
Dowman estreou pelo time Sub-18 do Arsenal em 2023, aos 13 anos. Na última temporada, impressionou ao marcar 21 gols em 20 partidas. Na reta final do Campeonato Inglês, brilhou com 14 gols e duas assistências em apenas sete jogos.
Além de Arteta, o técnico da equipe sub-18, Gustavo Oliveira, também não poupou elogios e chegou a comparar o jovem ao craque Kaká. “Ele joga no estilo do Kaká. Ele sabe escrever o nome. Um dia ele vai jogar pela Seleção da Inglaterra e na Premier League”, afirmou.
Pela seleção inglesa sub-17, Dowman já soma participações importantes. Foi titular no Campeonato Europeu da categoria, marcou um belo gol contra a República Checa e distribuiu assistências nos jogos mais recentes contra Irlanda do Norte, Eslovênia e Israel.
Também foi o mais jovem a estrear em uma partida da Champions League sub-19, em setembro de 2024, contra o Atalanta. Na época, ele tinha 14 anos, oito meses e 19 dias.
Ainda longe de poder firmar um vínculo profissional, Max Dowman já é tratado como uma joia rara em Londres. E, se continuar nesse ritmo, deve seguir ganhando espaço e atenção dentro e fora do clube.
Comentários