Visita liberada a navio de guerra neste domingo em Vitória
Atração irá abrir das 14h às 17h, por ordem de chegada. O acesso será pelos portões da VPorts, em frente ao Palácio Anchieta
Escute essa reportagem

A Marinha do Brasil abre neste domingo (27) visitação gratuita ao Navio-Patrulha Ocêanico (NPaOc) “Apa” (P121) atracado no Porto de Vitória. A atração será das 14h às 17h, por ordem de chegada. O acesso ao navio será pelos portões da VPorts, no centro de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta.
“Independente do tamanho da fila, todos que chegarem até as 17h serão bem-vindos. Não há lotação máxima ou idade mínima, mas crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis. Também é necessário que os visitantes usem sapatos fechados; se chegar de sandália não entra nem no Porto”, explica o Capitão de Fragata Guilherme dos Santos.
Quem for ao local poderá ainda ver de perto lanchas utilizadas durante abordagens marítimas, máscaras de respiração, o convés de voo onde pousam helicópteros e também armamentos navais.
O NPaOc é do Rio de Janeiro (RJ) e realiza ações de patrulha e inspeção naval. Antes de atracar em Vitória, o “Apa” realizou apoio logístico no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT).
“Levamos 22 pesquisadores, sendo quatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e passamos cinco dias para coleta de material. Uma das funções do NPaOc é apoiar as pesquisas científicas em Trindade, que fica a 1.200 km de Vitória”, esclareceu o capitão.
A embarcação já participou de diversas missões, como transporte de cilindro de oxigênio para Manaus durante a pandemia de covid-19, apoio às enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, missão de paz da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (FTMUNIFIL) e comissões na costa oeste africana.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários