Encontro de crocheteiras voluntárias
Grupo se reúne com o propósito de produzir mantas e cobertores para doar a instituições. Reunião é aberta a quem quiser ajudar
Escute essa reportagem

Um grupo de crocheteiras voluntárias de diferentes idades se reúne com um propósito em comum: aquecer quem mais necessita. O projeto social Quadradinhos de Amor-ES produz mantas e cobertores e doa a asilos e instituições sociais.
Hoje, a partir das 14 horas, essas voluntárias estarão reunidas na Casa Cultural Maria José Menezes, no centro de Vitória, para um encontro, que é aberto ao público e não exige inscrição prévia.
“O nome do projeto remete aos quadrinhos de crochê que produzimos e doamos. Para produzir uma manta são necessários trinta quadrinhos.
Como o encontro é aberto, qualquer pessoa pode aparecer para ajudar na missão de produzir os quadradinhos de crochê. “O importante é a vontade de ajudar. Mesmo que não souber crochetar, é só aparecer com a agulha e lã que a gente vai auxiliando”.
A ação social está completando oito anos. A primeira entrega foi de 30 mantas ao Asilo de Vitória, em Monte Belo. De lá pra cá, foram 980 mantas doadas à 41 instituições.
Suzi Nunes, produtora cultural, conta que a Casa Cultural Maria José Menezes é um espaço multicultural, com várias atividades. “Eu, como produtora, vivo fuçando as coisas, procurando novidades. Tomei conhecimento desse projeto e falei: vou convidá-los para fazer um dos encontros na nossa casa. Além do crochê, vamos ter poesia, dança, entre outras ações culturais”.
Regina Menezes Loureiro, coordenadora do espaço onde acontecerá o evento, conta que a Casa tem como objetivo divulgar a cultura capixaba e promover a troca de experiências.
“Quando você faz o crochê com retalhos — como nesse projeto, que é uma arte de amor — você une isso a uma proposta social. As pessoas se unem, se confraternizam e produzem uma manta para proteger alguém mais necessitado. É um gesto de afeto e de cuidado”.
Saiba mais
Como ajudar?
- Doando quadradinhos já prontos em crochê, tricô ou tear ou ajudando a uni-los.
- Os quadradinhos de lã devem ser em lã acrílica, para que a manta fique leve e quentinha.
- Deve ter 20 x 20 cm para facilitar a junção.
- Doando lã para o projeto.
- Participando dos encontros.
- Caso queira doar a manta pronta, ela deve ter 1 x 1,2m.
Onde doar
Alguns armarinhos são parceiros do projeto e recolhem as doações de quadradinhos, mantas e lã. São eles:
- Marlene Armarinho e papelaria, em Jardim Camburi, Vitória.
- Celga armarinho, Praia do canto, Vitória.
- Ypasa e cia, Laranjeiras, Serra.
- Criarteria, Itapuã, Vila Velha.
Comentários