Urso entre os melhores boxeadores da América Latina
Irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Luciano tem uma carreira com 11 lutas e 11 vitórias, sendo 8 por nocaute
Escute essa reportagem

O boxeador capixaba Luciano Falcão, 26 anos, atual campeão brasileiro na categoria cruzador até 90,7 kg, está entre os 15 melhores da América Latina na categoria, no ranking da World Boxing Association (WBA). O resultado foi divulgado nesta semana e refere-se ao mês de junho.
Irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, prata e bronze, respectivamente, em Londres 2012, Luciano tem uma carreira com 11 lutas e 11 vitórias, sendo 8 por nocaute.
“Cada passo é uma conquista, porque o meu foco é estar em primeiro, é ser campeão, é disputar o cinturão mundial”, afirma.
O presidente da Associação de Boxe do Espírito Santo (ABES), Ronaldo Ribeiro, destaca o potencial de Luciano e a necessidade de mais apoio ao esporte.
“Das poucas lutas que fez no amador, o Luciano já migrou para o profissional e galgando hoje um nível muito alto. A dificuldade que a gente tem hoje no Estado e no Brasil limita ele de evoluir mais rápido. Seria muito bom se tivesse apoio, um empresário, para que a gente ultrapasse essa questão financeira. Mas é um garoto que tem tudo para disputar, por exemplo, o cinturão mundial”, afirma Ronaldo.
Luciano é o 15º no ranking da WBA. “Essa conquista é muito importante para mim, para a minha família. Acredito que a gente tem muito ainda a chegar, tem muito ainda a mostrar no boxe brasileiro, mostrar para o mundo todo. Acredito que não só eu, mas outros atletas também vão estar presentes no top 1 do mundo, em todas as categorias, em todas as federações”, afirma.
Outro campeão na família é Tunny Falcão, 29 anos. Ele é o atual campeão brasileiro na categoria peso leve, até 61 kg.
No dia 13, Luciano e Yamaguchi subiram aos ringues, com vitórias sobre Alexandre Tyson (RJ) e Sergio Dantas (BA), respectivamente, pela Copa Touro Moreno, em homenagem ao pai, 87 anos, e para marcar a volta do medalhista ao boxe profissional.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários