Capixaba em disputa de matemática em Nova Iorque
Laura, de 9 anos, vai representar o Brasil, no próximo sábado, em competição com mais de 600 crianças de todo o mundo
Escute essa reportagem

Pequena no tamanho, mas gigante na determinação. A capixaba Laura Batista, de 9 anos, foi classificada para a fase internacional da Copernicus Olympiad, uma das mais respeitadas olimpíadas de Matemática do mundo, que acontecerá em Nova Iorque (EUA) no próximo sábado.
Apaixonada pelos números desde os quatro anos, quando descobriu a matemática, a menina iniciou sua jornada nas olimpíadas aos sete anos e se destacou, conquistando medalhas.
Segundo Laura, participar da Copernicus é muito importante. “Estou feliz porque é o meu sonho fazer essa prova e me sinto bastante privilegiada por estar representando as crianças brasileiras. Sigo me preparando com aulas particulares on-line e estudando provas anteriores”.
A Copernicus é voltada para alunos do ensino fundamental e médio e tem o objetivo de estimular o raciocínio lógico e também a resolução criativa de problemas matemáticos.
De acordo com a mãe da criança, a fisioterapeuta Geanne Batista, o exame contará com mais de 600 candidatos do mundo todo, sendo que 34 crianças são brasileiras.
E o orgulho pela filha é imenso. “Ela é muito espontânea e faz tudo com entusiasmo e alegria, faz porque gosta. E claro, a gente sempre incentiva. Quando realiza as provas, meu marido, que já é do lado da matemática (engenheiro), estuda com ela. Quando ele não está presente, ela faz aulas”.
“Só faço as inscrições nas olimpíadas que ela quer fazer e os resultados são surpreendentes”.
Diante dos altos custos da viagem, Laura mobilizou sua comunidade, vendeu doces, fez rifas, criou uma vaquinha on-line e agora conta com o apoio da InvestSmart XP, patrocinadora que contribuiu com a ida da garota.
“Laura já tinha passado em algumas olimpíadas internacionais e ficou desmotivada em fazer as próximas porque, quando chegava na última fase, não conseguia ir. Eu falei para ela não desmotivar. O ‘não’ a gente já tem, vamos atrás do ‘sim’!”, disse a mãe.
No mundo da matemática, Laura gosta muito de estudar multiplicação, divisão, lógica e raiz quadrada.
Em seu dia a dia como criança, adora brincar. Gosta de jogos como quebra-cabeça, cubo mágico, colorir e palavra cruzada. Também gosta de praia e piscina e de andar de bicicleta e patins.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários