Mais de 120 mil pessoas na Feira dos Municípios 2025
O evento celebrou a identidade capixaba e mostrou ao público o Espírito Santo que todos precisam conhecer
Escute essa reportagem

Uma semana após a Feira dos Municípios 2025, resta a certeza de que as riquezas capixabas, de Norte a Sul, são inúmeras e muito atrativas.
Nos quatro dias do evento, realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra, de 3 a 6 de julho, mais de 120 mil pessoas circularam pelos estandes que representaram os 78 municípios e apresentaram o Espírito Santo que todo mundo precisa conhecer.
Mais de 600 expositores e uma vasta programação cultural mostraram a identidade capixaba.
“A Feira dos Municípios é uma celebração da diversidade e da força do Espírito Santo. O grande público demonstra o quanto capixabas e visitantes valorizam nossa cultura, nossos produtos e experiências únicas. O evento promove a conexão entre municípios, fomenta o turismo e gera oportunidades”, comenta Victor Coelho, secretário de Estado do Turismo do Espírito Santo.
Os participantes puderam ter noção do potencial turístico do Estado, por meio de representações da economia, da cultura e da gastronomia. Virtualmente, conseguiram visitar atrativos naturais que as cidades possuem. Um verdadeiro convite para conhecê-las pessoalmente.
E, por falar nisso, a feira teve uma novidade neste ano, como destaca Pedro Rigo, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
“Desta vez, mais do que conhecer o potencial das nossas cidades, os visitantes do evento puderam comprar pacotes turísticos para passear pelo Estado”, cita.
Separados em 10 regiões turísticas, como no Mapa do Turismo Capixaba, os municípios mostraram, na feira, as vocações que possuem, contando a trajetória de cada um e valorizando os empreendedores, que, hoje, fazem a economia se movimentar.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, considera que o evento fortalece as cidades.
“A feira é uma oportunidade única de dar visibilidade ao empreendedor capixaba e conectar ideias que geram impacto real nos municípios. Ver o envolvimento da população, dos visitantes, daqueles que ajudaram a construir essa festa e de tantos talentos locais nos enche de orgulho e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do Espírito Santo”, diz.
A próxima edição da Feira dos Municípios já tem data marcada: será de 28 a 31 de maio de 2026. Já salve aí no seu calendário!
O que eles dizem



Prêmios para destaques
O mapa do Espírito Santo está dividido em dez regiões turísticas. Todas elas participaram da Feira dos Municípios 2025 e concorreram a prêmios, conforme avaliação de jurados convidados.
A grande campeã foi a Região Turística dos Imigrantes, formada pelos municípios de Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as regiões turísticas Montanhas Capixabas e Doce Pontões Capixaba.
A região de destaque foi contemplada com um Contêiner Loja Regional, que servirá como vitrine dos produtos e da cultura dos municípios e de posto de informações turísticas; um termo de fomento no valor de R$ 100 mil, destinado à gestão do contêiner, viabilizando a operacionalização e a manutenção dele, e um termo de fomento adicional no valor de R$ 60 mil, para o desenvolvimento de um novo projeto de interesse regional.
Teve premiação também para o município que proporcionou a melhor experiência turística, que, na opinião da maioria dos jurados, foi Santa Maria de Jetibá, premiado com um carro zero quilômetro.
O júri avaliou, ainda, em cada região, os destaques nos quesitos cenografia e atendimento. Laranja da Terra, Afonso Cláudio, São Roque do Canaã., Santa Maria de Jetibá, Pinheiros, Iconha, Serra, Cariacica, Aracruz, Ibatiba, Água Doce do Norte, Muqui, Apiacá, Colatina e Pancas ganharam troféus.
Na categoria voto popular, os municípios de destaque da feira foram Serra, em primeiro lugar, seguido por Cariacica.
Mapa do Turismo Capixaba

No Mapa do Turismo Capixaba, oito municípios são considerados não integrantes. São eles: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Vila Valério, Vila Pavão e Presidente Kennedy.
Isso acontece porque existem critérios para que o município integre o mapa, como ter uma secretaria ou departamento de Turismo, contar com uma Lei Orçamentária específica, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e manter um Conselho Municipal de Turismo ativo.
O mapa tem validade de um ano, mas pode ser atualizado a qualquer momento.
Conheça as regiões turísticas do ES
Região Doce Terra Morena
Composta pelos municípios de Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.
Região do Verde e das Águas
Composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.
Região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras
Composta pelos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.
Região Doce Pontões Capixaba
Formada por Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Mantenópolis, Marilândia e Pancas.
Região dos Imigrantes
Composta pelos municípios de Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã.
Região Metropolitana
Composta pelos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
Região Montanhas Capixabas
Composta pelos municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Marechal Floriano.
Região Costa e Imigração
Composta pelos municípios de Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Região Caparaó Capixaba
Composta pelos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.
Região Sul Capixaba dos Vales e Café
Composta pelos municípios de Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários