Contraponto a evento de Lula
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Coordenador da bancada capixaba no Congresso, deputado federal Josias Da Vitória (PP) vai promover nesta sexta-feira (11), o Fórum Capixaba de Segurança Pública, no Centro de Convenções de Vitória, que reunirá autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e Ministério Público.
O evento acontece em um momento no qual Da Vitória se coloca cada vez mais no jogo de 2026 para disputar uma vaga majoritária. Sabendo que a segurança pública é um dos principais problemas do País, dialogar sobre essa área é um dos focos do deputado. Encontro também dará sinais ideológicos: Da Vitória trará pra perto uma figura ligada à direita, o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite (PP).
Segundo interlocutores, o evento deve servir de contraponto ao que acontecerá praticamente no mesmo horário, em Linhares, com a presença do presidente Lula (PT).
Situação e oposição
Com a ida do governador Casagrande (PSB) a Linhares para o evento de Lula, o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), vai representá-lo no evento de Da Vitória. Nos bastidores, ponto positivo para Ricardo, visto que ele não é próximo do Presidente. Expectativa de que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), também participe do Fórum de Segurança.
Impasses na base
Movimentos de secretários de Estado que estão se lançando pré-candidatos continua sendo pauta nos bastidores políticos. Há preocupação, sobretudo, vinda de deputados estaduais da base, visto que alguns secretários que disputariam vaga em Brasília “caíram” para a Assembleia. Com isso, alguns governistas com mandatos têm se incomodado.
Até o cachorro é torcedor!
Que o prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), é flamenguista de coração, muita gente sabe. O que pegou os seguidores dele de surpresa foi saber que o cachorro da família, Buiú, também é. Quando Ferraço pergunta se o Flamengo vai ganhar, Buiú logo responde com um uivo.
Bateu martelo
Deputado estadual Lucas Polese (PL) enfim decidiu o que fazer nas eleições do ano que vem. Será candidato a deputado federal, conforme já vinha sendo especulado. Ideia de Polese é aumentar a representatividade jovem na Câmara. Além dele, a chapa vai contar com deputado Gilvan, que já circula o Estado em pré-campanha. Embora o nome seja cotado para federal, vereador de Vitória Dárcio Bracarense afirmou que pode disputar a Assembleia.
Tarifaço deve ser pauta de Lula em Linhares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega nesta sexta-feira (11) a Linhares para o anúncio dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda para agricultores familiares e pescadores no Espírito Santo. Entretanto, com o recente anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, em impor nova tarifa de 50% sobre o Brasil, expectativa é de que Lula trate sobre o tema publicamente pela 1ª vez. Além do petista, a visita também terá a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Galeria
Desconforto no partido
Deputado Capitão Assumção (PL) entregou ao prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), a comenda Domingos Martins. Já não é de hoje os acenos de Assumção para Arnaldinho. Politicamente, a ação do bolsonarista não foi bem digerida dentro do PL, partido de Magno Malta.
Mais de R$ 400 milhões
Aproximadamente R$ 407 milhões já foram garantidos pelo governo a prefeituras em repasses por meio do Fundo Cidades. Objetivo é tornar os municípios resilientes aos efeitos extremos do clima, por meio de ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres, de prevenção a eventos hidrológicos extremos.
Gedelti em Brasília
Um dos fundares da Igreja Maranata, Gedelti Gueiros pode ser homenageado em Brasília. O deputado Messias Donato (Rep) apresentou projeto que institui a comenda “Gedelti Gueiros de Voluntariado”, homenagem a pessoas que se destacam por ações voluntárias de relevante interesse.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



