Pernambuco tem 15 cidades sem mortes violentas nos seis primeiros meses do ano
A região que concentra a maior parte desses municípios sem homicídios e feminicídios é o Sertão estadual
Escute essa reportagem

Quinze municípios pernambucanos não contabilizaram nenhuma morte violenta intencional nos seis primeiros meses de 2025. O levantamento foi realizado pelo Tribuna Online PE nesta quinta-feira (10).
Os dados constam no balanço de janeiro a junho da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), as Mortes Violentas Intencionais (MVI) incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O indicador reúne crimes letais praticados com intenção de matar.
Entre as cidades que passaram os seis primeiros meses do ano sem registrar esses tipos de crimes letais, estão:
- Afrânio
- Brejão
- Calumbi
- Camocim de São Félix
- Camutanga
- Carnaubeira da Penha
- Cedro
- Exu
- Fernando de Noronha
- Granito
- Iati
- Ingazeira
- Itacuruba
- Manari
- Santa Filomena
Do total, 12 dos municípios que não computaram homicídios e outros tipos de mortes letais pertencem ao Sertão de Pernambuco.
As outras duas exceções são Camocim de São Félix e Camutanga, que ficam no Agreste e na Zona da Mata Norte, respectivamente, além de Fernando de Noronha, que é uma ilha oceânica, distrito de Pernambuco.
Importante destacar que nenhuma cidade da Região Metropolitana pôde comemorar tal resultado. No mesmo período, Pernambuco registrou 1.619 mortes violentas em todo o estado.
As três cidades que concentraram os maiores números de vítimas foram Recife, com 293 casos, Jaboatão dos Guararapes, com 117, e Petrolina, com 95 registros.
O relatório completo está disponível no site da SDS, detalhando as ocorrências mês a mês em todos os 184 municípios e no distrito estadual de Fernando de Noronha.
Veja sua cidade neste relatório aqui. Caso tenha interesse, baixe o anexo da matéria.
Comentários