Motivos para vitória de Coser
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Após mais de um dia de apuração de votos, foi constatado que o deputado estadual João Coser (PT) será o novo presidente estadual do PT. Ele desbancou a deputada federal Jack Rocha (PT), que está à frente da sigla há seis anos.
Interlocutores do PT, que fazem parte dos dois grupos, disseram à coluna que alguns fatores pesaram para que a maior parte da militância decidisse por mudar o comando da sigla. Um deles é a performance negativa que teve o PT nas urnas no ano passado: além de não ter feito prefeito no Estado, elegeu apenas 13 vereadores, número abaixo do esperado.
Além disso, uma das principais críticas, sobretudo dos grupos do interior do Estado, é o que eles chamam de falta de diálogo da presidência estadual com os municípios das regiões mais afastadas da capital. Segundo os representantes, a gestão de Jack teria deixado a desejar nesse aspecto.
Recados em Cariacica
Indiretamente, um “vencedor” na eleição municipal do PT em Cariacica foi o prefeito Euclério Sampaio (MDB). O eleito na cidade para comandar o PT foi Luiz Gaurink, que tem relação amistosa com Euclério. Gaurink venceu a vereadora Açucena (PT), oposição a Euclério, que foi apoiada por Coser e pelo ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão (PT).
“Aqui vamos nós”
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), aproveitou o final de semana para visitar alguns municípios do interior. Participou da Festa do Peão, em São Roque, e bateu ponto na Feira dos Municípios. “Alô, Espírito Santo! Aqui vamos nós”, disse em suas redes. Com ele, os inseparáveis Evair de Melo (PP) e Erick Musso (Rep), ambos também em pré-campanha.
Em todos os municípios!
Secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (PSB) bateu ponto nos dias de Feira dos Municípios. Esteve nos estandes de todas as regiões do Espírito Santo.
Aceitou até mesmo montar no Jegue de Pinheiros, tradicional na cidade.
Vez em quando
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), em viagem a Melgaço, em Domingos Martins, foi direto:
“Tem gente que só pensa no interior do Estado de quando em quando, por algum motivo muito particular. Mas a gente não. Estamos aqui o tempo todo”, ressaltou.
Segundo interlocutores do Palácio Anchieta, cada vez mais o nome de Ricardo tem sido sustentado pelo governador Casagrande (PSB) como seu sucessor.
Prefeito confirma possibilidade de visita de Lula
Após três tentativas somente este ano, há a possibilidade de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite o Espírito Santo na próxima sexta-feira. A informação foi confirmada à coluna pelo prefeito de São Mateus, Marcus da Cozivip (Pode). “Já recebi ligações do gabinete da Casa Civil Federal e a possibilidade existe”. Se tudo der certo, Lula deve lançar o curso de Medicina da Ufes do município e tratar sobre repactuação do acordo de Mariana.
Galeria
Anunciou data, mas...
Governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a data da próxima Feira dos Municípios: será do dia 28 a 31 de maio de 2026. “Estaremos aqui de novo”, disse o governador. Resta saber se será como governador ou se terá escolhido sair do governo para disputar o Senado.
Aceita até renunciar
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), conforme a coluna antecipou, deixou a gestão para tratamento médico e descanso sem remuneração. Chegou a admitir que pode até mesmo renunciar seu mandato para articular uma possível candidatura ao Senado, embora pelo PSB seja improvável que isso aconteça.
Convidado?
Nos bastidores, o vereador de Vitória Aylton Dadalto (Republicanos) teria sido convidado para assumir a Secretaria de Cidadania. O então secretário, Luciano Forrechi, está à frente do Governo, como a coluna chegou a antecipar. Dadalto negou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



