Festa de Nossa Senhora do Carmo começou neste domingo (6) e vai durar 11 dias
Programação inclui realização de 100 missas, novenas, procissão e apresentações artísticas
Escute essa reportagem

Milhares de fiés prestigiaram a abertura da 329ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo, que teve início neste domingo (6), na Basílica e Pátio que levam o nome da Padroeira do Recife, no bairro de Santo Antônio, área central da capital.
O hasteamento da bandeira da Santa, foi um momento de fé e emoção para os presentes, que marcou a abertura do período de festa e celebrações que seguem até 16 de julho, dia dedicado a Padroeira.
Com o tema "Mãe do Carmelo, portadora da Esperança e Salvação que é Cristo", a celebração eucarística foi presidida por Frei Roberval Mendes Pereira, prior provincial dos Carmelitas no Nordeste, que em sua homilia convidou o público "a caminhar com Maria, confiando plenamente na esperança que brota de Cristo. Que a Virgem do Carmo continue a interceder pelo nosso povo e nos conduza sempre ao seu filho".
PROGRAMAÇÃO
A festa este ano terá uma vasta programação religiosa, com a realização de mais de 100 missas na Basílica e no Claustro do Convento, além de novenas e a tradicional Procissão das Luzes. Também haverá a parte cultural, com shows de artistas locais e religiosos cantores. As apresentações acontecem diariamente, sempre a partir das 20h, no palco armado no Pátio do Carmo, em frente à Basílica.
Entre as atrações, nomes como Petrúcio Amorim, Banda Santropê, Carta de Baralho, Dudu do Acordeon, Forró Chicote, Los Cubanos, Forró Zé Amarok, DJ Roony, Armando Cavalcanti, Padre João Carlos, Padre Damião Silva. e Padre Neto Feitosa.
MISSAS E PROCISSÃO
Além das celebrações realizadas neste domingo (6), haverá, entre os dias 7 e 11 de julho, cinco missas diárias, às 7h, 9h, 10h, 12h e 15h. Todas na Basílica do Carmo. Também diariamente haverá a Recitação do Santo Terço, às 11h, e da Hora Santa Eucarística, às 14h. As novenas acontecerão sempre às 18h.
A partir do sábado (12), as celebrações acontecem também no Claustro do Convento, nos seguintes horários: às 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30. Na terça-feira (15), Véspera Solene, as missas na basílica serão celebradas de hora em hora, inciando às 7h e indo até às 15h. Às 17h, ocorre a cerimônia de liturgia de coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo.
Ainda durante a Véspera Solene, às 18h, será apresentado o novo manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que sairá em procissão no dia seguinte (16), dia dedicado a Santa, às 16h30. A procissão percorrerá a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Palácio do Campo das Princesas, Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto.
Comentários