X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Tatuagem ocular acende alerta em olhos saudáveis, mas resgata autoestima de cegos

Segundo a oftalmologista Manuela Tenório Cardoso, técnica é segura apenas para pacientes com perda total da visão

foto autor
Aline Moura
03/07/2025 - 11:46

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tatuagem ocular acende alerta em olhos saudáveis, mas resgata autoestima de cegos
Manuela realizou procedimento de tatuagem ocular no olho esquerdo de seu João Alfredo, com sucesso, mas ele já não enxergava com esse olho e atendeu às recomendações médicas |  Foto: Divulgação/Hospital Santa Luzia

O sonho de ter olhos claros pode virar um pesadelo sem volta. O caso recente da influenciadora Andressa Urach, que relatou dores intensas após uma cirurgia para mudar a cor dos olhos, acendeu um alerta entre especialistas sobre os riscos do procedimento, especialmente em olhos saudáveis.

Segundo a oftalmologista Manuela Tenório Cardoso, a cirurgia conhecida como tatuagem nos olhos, ou ceratopigmentação, só é indicada em casos muito específicos, como para pessoas que já perderam a visão e a tonalidade natural dos olhos.

Manuela Tenório é pioneira de Pernambuco em tatuagem ocular, mas só realiza o procedimento em olho esbranquiçado, que já perdeu a visão. 

“A cirurgia para mudança na cor dos olhos está indicada para pacientes que perderam a visão e a tonalidade natural dos olhos, chamada ceratopigmentação terapêutica. O procedimento com fim puramente cosmético não tem apoio dos Conselhos que regem a Medicina”, afirma a médica que integra a equipe do Hospital Santa Luzia.

Imagem ilustrativa da imagem Tatuagem ocular acende alerta em olhos saudáveis, mas resgata autoestima de cegos
Seu João Alfredo, operado por Manuela Tenório, teve boa recuperação na cirurgia, feita de acordo com orientações médicas recomendadas no Brasil |  Foto: Reprodução das redes sociais

Veja também: Pioneira: médica de Pernambuco revoluciona vidas com tatuagem ocular

Uso de técnica em olhos saudáveis fere os princípios da ética médica

O procedimento, que ainda é proibido no Brasil, não é reconhecido como seguro pela comunidade médica.

“O procedimento para fins puramente cosmético, quando a pessoa tem olhos normais e deseja mudar a sua cor, não tem o apoio da comunidade médica por ferir princípios da ética médica e carecer de maiores estudos sobre sua segurança a longo prazo”, explica a médica.

Imagem ilustrativa da imagem Tatuagem ocular acende alerta em olhos saudáveis, mas resgata autoestima de cegos
No caso de Andressa Urach, os riscos se agravaram ainda mais pela falta de cuidados básicos no pós-operatório |  Foto: Reprodução das redes sociais

No caso de Andressa Urach, os riscos se agravaram ainda mais pela falta de cuidados básicos no pós-operatório.

“Ela sequer sabia a que procedimento havia sido submetida. Não teve nenhum cuidado no pós-operatório, como repouso, evitar ambientes públicos e contaminados, não fez uso de colírios. Isso certamente intensificou os sintomas de um pós-operatório imediato”, comenta.

Entre os riscos associados à cirurgia, Manuela cita inflamação ocular, infecção, reações alérgicas aos pigmentos e dificuldade para realizar exames oftalmológicos no futuro. Além disso, o procedimento pode comprometer cirurgias futuras, como a de catarata.

Sem espaço para arrependimento

Imagem ilustrativa da imagem Tatuagem ocular acende alerta em olhos saudáveis, mas resgata autoestima de cegos
Segundo a médica, entre as complicações mais comuns logo após a cirurgia, estão sintomas como vermelhidão, lacrimejamento e fotofobia |  Foto: Divulgação/Hospital Santa Luzia

Para olhos saudáveis, o alerta é ainda maior. “Não há espaço para arrependimento. Como colocar prótese de silicone, não gostar do tamanho que as mamas ganharam e trocar a prótese mamária. É um procedimento irreversível com riscos futuros ainda desconhecidos”, alerta a oftalmologista.

Ela explica que, para pessoas com deficiência visual e a córnea branca, a pigmentação pode ter um impacto positivo na autoestima, sem oferecer novos riscos à visão.

“São coisas diferentes. Pacientes com a córnea branca, perderam a função visual. A pigmentação vai trazer ‘normalidade’ àquele rosto. O risco de cegueira já não existe mais”, diz.

Questionada sobre a reversão da cirurgia, Manuela é categórica: “Irreversível até então”.

Lente de contato é alternativa indicada para quem quer mudar a cor dos olhos

Para quem deseja mudar a aparência dos olhos, a médica recomenda uma alternativa segura e acessível: “Com certeza a alternativa mais segura são as lentes de contato coloridas”.

Entre as complicações mais comuns logo após a cirurgia, estão sintomas como vermelhidão, lacrimejamento e fotofobia. Também há dificuldade de realizar exames oculares em olhos saudáveis que foram tatuados.

“Os sintomas de hiperemia, lacrimejamento e fotofobia são esperados, como em qualquer pós-operatório de cirurgia ocular”, esclarece.

Apesar de proibido no Brasil, o procedimento é autorizado em outros países, segundo ela, porque cada nação adota regras próprias para regulamentação da Medicina e dos pigmentos usados nesses procedimentos.

Sobre o futuro das cirurgias estéticas oculares, Manuela pondera: “É um assunto polêmico e requer cautela. O norte da Medicina deve ser sempre a evidência científica e os princípios da beneficência e não maleficência”.

Ícone tags Tags estética OFTALMOLOGIA riscos médicos saúde tatuagem ocular
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM