Alberes Lopes quer fortalecer Elepe no interior e formar novas lideranças
Ex-secretário do Trabalho afirmou que pretende investir em parcerias para ampliar o alcance das ações da Elepe no Estado
Escute essa reportagem

O ex-secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, tomou posse nesta quarta-feira (2) como novo superintendente da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe), órgão vinculado à Assembleia Legislativa (Alepe).
Com forte atuação na formação profissional e no fortalecimento do setor público, Alberes afirmou que pretende investir em parcerias para ampliar o alcance das ações da Elepe no Estado.
“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral". Alberes Lopes, Novo superintendente da Elepe
A posse foi conduzida pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes (PSB).
“Alberes é mais um nome competente para atuar na Casa de todos os pernambucanos. Tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto" Álvaro Porto (PSDB), Presidente da Assembleia Legislativa
Legado de mais de 100 mil qualificações

Entre 2019 e 2022, Alberes Lopes esteve à frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco durante o governo Paulo Câmara.
Na gestão estadual, ficou conhecido pela sua habilidade política e por trabalhar fora do gabinete, andando pelo estado - sempre buscando parcerias com prefeituras, lideranças políticas, entidades públicas e privadas, bem como o Sistema S.
Foi o primeiro secretário do Trabalho, na época, a visitar agências do Trabalho do Sertão. Deu holofotes à uma pasta de poucos recursos e se tornou muito querido pelos funcionários.
Entre as principais marcas de sua gestão, destacam-se a criação das Centrais de Oportunidades de Pernambuco (COPEs) e os investimentos em polos regionais de desenvolvimento, com foco na revelação de talentos em todo o Estado.
Ainda nesse período, lançou o Programa Emprego PE, em resposta à crise causada pela pandemia da Covid-19.
Mas foi na qualificação que ele quebrou recordes e ganhou mais visilidade. Durante seus quatro anos na secretaria, Alberes registrou números expressivos: mais de 100 mil vagas abertas para cursos rápidos e longos, incluindo capacitações em áreas urbanas e rurais, além da realização de palestras e qualificações profissionais.
A profissionalização de mulheres no interior do estado, em especial, foi seu maior destaque.
Atuação nacional e fortalecimento das agências de trabalho
Além da experiência em Pernambuco, Alberes assumiu a presidência nacional do Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho do Brasil (Fonsete), onde contribuiu para o fortalecimento das agências do trabalho no Estado e promoveu o intercâmbio de boas práticas entre as unidades da federação.
O Fonset, que estava escanteado como fórum de debates trabalhistas, passou a ser ouvido até mesmo pelo Ministério da Economia na gestão de Bolsonaro, num momento onde o diálogo era difícil.
Após a vitória de Lula, Alberes chegou a entregar ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) o mapeamento do trabalho no Brasil.
Essa trajetória foi reconhecida como um diferencial para assumir o novo desafio à frente da Elepe.
Escola do Legislativo: educação para o serviço público
Com 25 anos de existência, a Escola do Legislativo da Alepe tem como missão capacitar servidores e parlamentares, além de promover ações que aproximem o Legislativo da sociedade.
Em parceria com o Sebrae e o Senado Federal, a instituição ampliou sua atuação com programas que já alcançam todas as regiões do Estado.
Um dos principais é o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais, iniciado em 2023, que capacita vereadores, assessores, gestores e servidores do Legislativo e do Executivo municipal.
Outra iniciativa de destaque é o Programa Lideralepe, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O projeto visa formar novas lideranças políticas e já foi duas vezes vencedor do Prêmio Assembleia Cidadã, da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).
Agora, a expectativa de Alberes é que a Elepe continue avançando como referência nacional em educação legislativa e formação cidadã.
CURRÍCULO - Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes Lopes foi vereador em duas cidades do Agreste: Ibirajuba (2009-2016) e Caruaru (2017-2019).
Comentários