Recife amplia vacinação contra meningite bacteriana na rede municipal
A meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da doença, já está disponível para o reforço das crianças com 12 meses de idade
Escute essa reportagem

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), ampliou a vacinação contra meningite bacteriana no município.
A mudança consiste na substituição do imunizante meningocócica C para meningocócica ACWY no reforço das crianças com 12 meses de idade, garantindo a proteção dos quatro subgrupos principais da bactéria causadora da doença.
As vacinas já estão disponíveis nas mais de 170 Salas de Vacina, distribuídas em toda a capital pernambucana, e nos três Centros de Vacinação, nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista (confira a aqui: https://bit.ly/SalasdeVacinaPorDistrito24).
“Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com esta atualização, o reforço passa a ser feito com a ACWY, que previne contra os sorogrupos A, C, W e Y. Ou seja, a partir de agora, conseguiremos garantir ainda mais proteção contra as meningites e as formas mais graves da doença, que são as infecções generalizadas (doenças meningocócicas), causadas pela bactéria meningococo destes grupos”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.
Vale salientar que a vacina ACWY já era ofertada na rede municipal de Saúde, em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico vacinal, conforme preconizado pelo MS.
“Com relação às crianças, as que receberam o esquema primário e o reforço com a meningocócica C não realizam reforço com a meningocócica ACWY. Mas aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY”, explica Nádia Carneiro.
Para se vacinar, basta se dirigir a um dos locais de vacinação, com documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e a carteira de vacinação, se tiver. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis, devidamente identificados.
Comentários