X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Famosos

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Algumas vezes, eu me intimidei. Emudeci”, diz atriz sobre xenofobia

Em entrevista ao AT2, a atriz Jacqueline Sato conta que já foi vítima de xenofobia e piadas por ter origem japonesa, e nem sempre conseguiu reagir

foto autor
Helena Rodrigues, do Jornal A Tribuna
23/06/2025 - 14:55 • Atualizada em 23/06/2025 às 23:09

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Algumas vezes, eu me intimidei. Emudeci”, diz atriz sobre xenofobia
“Sempre quero fazer mais”, afirma Jacqueline Sato |  Foto: - Reprodução / Redes Sociais

Os olhos de Jacqueline Sato entregam apenas parte de sua ascendência. A atriz e apresentadora, além de parentes japoneses, tem indígenas, espanhóis, portugueses e alemães em sua árvore genealógica. Uma mistura que é a cara do Brasil.

Mas, em pleno século 21, ainda existe preconceito com quem tem características de certas etnias, como as que vêm da Ásia. Na semana em que se comemora os 117 anos da imigração japonesa no Brasil, Jacqueline conta, em entrevista ao AT2, que já sofreu com xenofobia.

“Algumas vezes, eu me intimidei. Emudeci. Pois é sério isso. Você fica desnorteada e sem ação, se ainda não tem um letramento racial mais desenvolvido. Ajuda muito quando alguém fala e, através da observação daquela pessoa que muitas vezes está falando o que você queria falar, você ganha uma dose a mais de coragem”, destacou.

E coragem é uma palavra que faz parte de seu vocabulário! Jacqueline, de 36 anos, é embaixadora do Greenpeace Brasil e CEO da associação de proteção animal House of Cats, que já ajudou mais de 2000 gatinhos a encontrarem lares.

Esse amor pela natureza, ela sabe bem de onde vem: dos antepassados indígenas. Jacqueline conta que tem contribuído bastante para tentar fazer do planeta um lugar melhor para se viver.

“Sempre quero fazer mais. E, ao mesmo tempo, faço o máximo do que está ao meu alcance. Já mudei vários hábitos meus em relação à alimentação, diminuí meu consumo, também apoio ações, ONGS e causas em que acredito. Sou embaixadora do Greenpeace e busco usar meus canais para trazer visibilidade a causas importantes”.

Apesar do seu engajamento, ela teme pelo futuro do planeta. “Olhar para o futuro em termos ambientais é uma mistura de angústia, medo, tristeza, raiva. Está nítido o quanto muitas catástrofes são consequências dos atos da humanidade ao longo de séculos, e ainda não é a maioria da população que está consciente”.

Entrevista

AT2: Já foi alvo de xenofobia? Como reagiu?

Jacqueline Sato: Dependendo da fase da vida, reagi de formas diferentes. Algumas vezes, eu me intimidei. Emudeci. Houve vezes em que eu ri de sem graça, ou querendo amenizar o incômodo.

Mas, com o tempo, o amadurecimento, a autoestima sendo cuidada e o letramento racial, passei a me posicionar. A falar quando a pessoa estava errada e o porquê. E a me posicionar quando via algo errado acontecendo ao meu redor também, mesmo que não fosse diretamente para mim. Pois lembrava de mim mesma em situações do passado e o quão bom seria se alguém tivesse falado por mim.

AT2: Você é descendente de japoneses, indígenas, espanhóis, portugueses e alemães. O que tem de cada uma dessas etnias em sua personalidade?

Jacqueline Sato: Do lado do meu pai, tenho a conexão com o Japão, meu avô veio de lá. Embora eu não tenha conhecido nem ele nem minha avó, muito da cultura permaneceu, seja na educação, na espiritualidade, nas comidas, nas brincadeiras e nos programas da minha infância. Do lado da minha mãe, tenho essa múltipla ascendência. Quem imigrou foram meus bisavós e tataravós, então algumas coisas culturais ficaram mais diluídas. Mas conheço muitas palavras, comidas e hábitos alemães. Agora, em relação à parte indígena, acredito que o amor pela natureza.

AT2: Em seu mais recente trabalho em novelas, sua personagem vivia um relacionamento abusivo. Você se inspirou em alguém para criá-la?

Jacqueline Sato: Me inspirei em muitas mulheres que passam por isso, infelizmente. Li muitos relatos, assisti a documentários, entrevistas em jornais, e pesquisei também um pouco da parte psicológica de como é estar nessa situação e como a pessoa fica com o passar do tempo. São muitas as cicatrizes e dores a serem superadas.

AT2: Já teve algum relacionamento assim?

Jacqueline Sato: Não, e espero que nunca tenha.

AT2: Que conselho daria para as mulheres nessa situação?

Jacqueline Sato: Acreditem que tem saída. O que observei dentro da minha pesquisa é que, muitas vezes, elas se sentem sozinhas, impotentes, e o medo acaba sendo maior do que a capacidade de ação. É compreensível e legítimo tamanho o terror que se vive diariamente.

Há que pensar estrategicamente, há que aprender a confiar na ajuda de outras pessoas. Parece clichê, mas as frases que mais me vêm à cabeça são: “Você não está sozinha. Você consegue”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

“Sempre quero fazer mais”, afirma Jacqueline Sato

FAMOSOS

Ana Castela abre o jogo sobre acne e diz que mudou de vida: 'me sentindo feliz'

“Sempre quero fazer mais”, afirma Jacqueline Sato

FAMOSOS

Davi Britto erra plural de limão e vira meme

“Sempre quero fazer mais”, afirma Jacqueline Sato

FAMOSOS

Carolina Dieckmmann 'muda' sobrenome e explica o porquê; entenda

“Sempre quero fazer mais”, afirma Jacqueline Sato

FAMOSOS

Atriz Giovanna Lancellotti e herdeiro do jogo do bicho se casam no Rio de Janeiro

Ícone tags Tags empoderamento feminino Jacqueline Sato PRECONCEITO relacionamentos abusivos xenofobia
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM