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Trânsito

Novo acesso à Terceira Ponte já está liberado. Entenda mudanças

Liberação do acesso ocorre três dias após o Ministério Público do Espírito Santo pedir a suspensão das modificações


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Imagem ilustrativa da imagem Novo acesso à Terceira Ponte já está liberado. Entenda mudanças
Sinalização instalada em frente ao Horto Mercado indica a nova opção para condutores acessarem a ponte |  Foto: Kadidja Fernandes/at

Uma nova placa com os dizeres “acesso à Terceira Ponte”, em frente ao Horto Mercado, indica a nova opção para que condutores possam fazer a travessia de Vitória para Vila Velha. O acesso foi aberto nessa segunda-feira (16) a partir da avenida João Batista Parra.

A liberação do acesso pela Prefeitura de Vitória ocorreu três dias após o Ministério Público do Estado (MPES) pedir a suspensão de modificações nas ruas da Enseada do Suá, após uma representação da Associação de Moradores, Empresários e Investidores da Enseada do Suá (AMEI-ES).

O pedido, porém, não foi aceito pela prefeitura. Na última sexta-feira, a administração já havia manifestado que a medida do Ministério Público era uma recomendação, não uma determinação, e que estava em análise.

O presidente da associação, José Márcio Barros, voltou a manifestar a indignação da comunidade com a falta de retorno da administração municipal para as demandas apresentadas.

“Desde a gestão anterior, temos mantido um bom diálogo com a prefeitura. Nessa gestão, detectamos ajustes a serem feitos. Queremos dialogar. Em assembleia, levantamos alguns pontos e enviamos uma cópia da ata para a prefeitura, que não nos retornou. Então recorremos ao Ministério Público”.

Gustavo Perin, secretário municipal de Obras, ressalta que a expectativa é de impacto para os 90 mil carros que se dirigem diariamente à Terceira Ponte por Vitória. Segundo ele, as alterações são reivindicações de mais de 10 anos e, por unanimidade, aprovadas com as associações dos bairros da região. “Essas intervenções são de baixo custo e têm um grande impacto”.

Além do novo acesso, a rua Clóvis Machado se tornou mão dupla. As mudanças fazem parte de uma série de alterações propostas no Plano de Mobilidade Leste, que visa desafogar o trânsito e melhorar a fluidez de veículos nas ruas de Vitória, especialmente dentro dos bairros.

Agora, a avenida João Batista Parra funciona inteiramente em sentido duplo. A mudança faz com que os carros possam acessar a Terceira Ponte pela rua Clóvis Machado, que também será mão dupla.

Para as alterações, intervenções tiveram que acontecer. Uma delas foi a retirada de vagas de carga e descarga da rua Clóvis Machado, substituídas por uma nova faixa de acesso à avenida Nossa Sra. dos Navegantes, preservando as três faixas de acesso à Terceira Ponte.

O Ministério Público disse que em julho haverá uma reunião entre todos os envolvidos para tratar a questão. A data, porém, não foi definida.

Entenda as alterações viárias na Enseada do Suá

Mudança para mão dupla

• Duas vias da Praia do Suá passaram a operar em mão dupla. São elas: a avenida João Batista Parra e a rua Clóvis Machado.

• As mudanças fazem parte do Plano de Mobilidade Leste, que visa melhorar a fluidez do trânsito e tirar o excesso de veículos de dentro dos bairros de Vitória.

Nova rota de acesso

• Quem vem do Shopping Vitória, pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, pode acessar à direita no Palácio do Café, na rua Clóvis Machado, como já acontece, ou seguir adiante e acessar à direita nas proximidades do Horto Mercado, na avenida João Batista Parra, acessando a Terceira Ponte.

Mão dupla

• Quem mora na rua Clóvis Machado também terá a opção de seguir em direção à Praça do Papa, para acessar à avenida Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao Centro de Vitória.

Alternativa

• Para quem está na Reta da Penha (avenida Nossa Senhora da Penha) e precisa ir para a Praia do Suá ou Enseada do Suá, contorne a Praça do Cauê e na Praça do Pedágio entre à direita e acesse a avenida João Batista Parra, seguindo em direção ao Pronto Atendimento da Praia do Suá.

Melhorias

As transformações atendem a reivindicações antigas dos moradores da região, que há mais de uma década solicitavam alternativas para reduzir os congestionamentos diários e garantir mais mobilidade para quem circula dentro da capital.

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