Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

"Ninguém destruirá a parceria", diz Casagrande

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 24/05/2025, 17:55 h | Atualizado em 24/05/2025, 17:54

Imagem ilustrativa da imagem "Ninguém destruirá a parceria", diz Casagrande
Eduardo Maia |  Foto: Eduardo Maia

Após dias de turbulência no mercado político capixaba, o aniversário de 490 anos de Vila Velha foi marcado por diversos sinais. Embora o prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido) esteja se movimentando para conquistar um partido robusto — com chances de ser o PSD —, para tentar disputar a eleição no ano que vem, o governador Renato Casagrande (PSB) provou que a parceria entre eles segue fortalecida.

Em discurso, durante inauguração do novo Parque Duque de Caxias, Casagrande falou que “ninguém vai destruir a parceria que criamos em Vila Velha”. Quem estava presente interpretou o recado como sendo para adversários políticos que tentam atrair Arnaldinho para outro projeto no ano que vem, algo que Casagrande tenta impedir. O anúncio de mais R$ 90 milhões em investimentos do governo para a cidade também indica que, por ora, a relação entre ambos segue inabalável.

Momento amigável

Chamou atenção também de quem estava presente os momentos descontraídos entre Arnaldinho Borgo com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Os dois, em alguns momentos, até brincaram um com o outro. O emedebista esteve ao lado de Casagrande e aproveitou os diversos momentos para cumprimentar os cidadãos canelas-verdes.

Abraçar as frentes?

Embora o secretário de Governo de Vitória, Erick Musso (Rep), tenha confirmado à coluna que não vai deixar a administração do prefeito Lorenzo Pazolini (Rep), até mesmo aliados de Musso estão com um pé atrás com a declaração. Entendem que Erick não conseguirá cuidar do partido e da campanha de Pazolini ao governo enquanto secretário.

Madrugaram no aniversário

O secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, esteve com o prefeito Arnaldinho, com o deputado Victor Linhalis (Pode), e outras lideranças em uma pastelaria de Vila Velha antes do começo da solenidade de comemoração do aniversário da cidade. Chegaram no local por volta das 6 da manhã. Antes, porém, foi o vereador Dr. Hércules (PP) quem "abriu" a pastelaria. Segundo ele, chegou no local às 5h30. 

Quem será?

Apesar de as eleições terem acabado há menos de um ano, as movimentações em Linhares seguem firmes.

Do grupo do prefeito Lucas Scaramussa (Pode), há dois possíveis nomes para disputarem vaga na Assembleia: o vice-prefeito, Franco Fiorot (União), e o presidente da Câmara, Roninho Passos (Pode). Nos bastidores, Lucas pretende apoiar somente um dos nomes, para não correr risco de dividir os votos. Resta saber qual será.

Eleição será amanhã no maior bairro de Vitória

Quatro chapas disputam amanhã a nova Diretoria Executiva da Associação Comunitária de Jardim Camburi. A chapa 1 é encabeçada pela atual presidente, Arlete Pereira; a chapa 2 pelo bombeiro Tête Leite, a 3 pelo advogado Dr. Jomas Barbosa, e a 4 pelo advogado Enock Sampaio. Cabe destacar que todas têm padrinhos políticos, já que Jardim Camburi é o maior colégio eleitoral de Vitória. São secretários de Estado, deputados, e vereadores no apoio.

Galeria

Lideranças de luto

Diversos políticos capixabas lamentaram ontem a morte do fotógrafo Sebastião Salgado. O governador Casagrande, por exemplo, decretou luto oficial de três dias.

Pedalaço Pela Paz

A 26ª edição do “Pedalaço Pela Paz, Conte até 10!” acontecerá amanhã, às 8h30, com saída da Praça do Papa, em Vitória. A atividade, realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) e pelo Detran-ES, é um dos maiores passeios ciclísticos do Estado e também serve para marcar o Dia Estadual da Cultura de Paz.

Drone no campo

O deputado Pablo Muribeca (Republicanos) apresentou projeto de lei que institui o Programa “Drone no Campo” no Estado. A iniciativa, segundo o parlamentar, tem como objetivo levar tecnologia de ponta a pequenos e médios produtores rurais, impulsionando a agricultura de precisão, a sustentabilidade e a redução de desigualdades no meio rural.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: