X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Censo: ES tem mais de 250 mil pessoas com deficiência

Segundo o IBGE, em 2022, o Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Censo: ES tem mais de 250 mil pessoas com deficiência
|  Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23) os resultados do prévios do Censo Demográfico 2022 referentes às pessoas com deficiência (PcD) e pessoas autistas.

Segundo o IBGE, em 2022, o Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,3% das 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade na população. No total, entre os homens, 6,4% são PcDs, e 8,1%, entre as mulheres.

No Espírito Santo, o percentual é bastante próximo ao Nacional: 7,2% da população do Estado tem algum tipo de deficiência. No total, o Estado tinha 268.820 PcDs em 2022, sendo 152.144 mulheres e 116.676 homens.

Os dados divulgados pelo IBGE também mostram que o percentual de pessoas com deficiência cresce com a idade. Entre as pessoas com até 59 anos, o percentual das pessoas com deficiência chega a 5,2%. Com mais de 60 anos, o percentual sobe para 19,1% e pula para 27% entre pessoas acima de 70 anos.

Escola

Outro recorte divulgado pelo IBGE foi o da escolaridade entre as pessoas com deficiência. Segundo o instituto, no Brasil, 63,1% das pessoas de 25 anos ou mais com deficiência não tinham instrução ou não haviam completado o ensino fundamental. Entre as pessoas sem deficiência, essa proporção era quase a metade (32,3%).

Em 2022, apenas 7,4% das pessoas com deficiência haviam concluído o ensino superior, contra 19,5% das pessoas sem deficiência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: