Mudanças no trânsito em Vitória: rua de acesso à Terceira Ponte vai ser mão dupla
Mudanças começam a valer a partir da primeira quinzena de junho e atingem duas importantes vias da região da Praia do Suá
Escute essa reportagem

Condutores que trafegam pela região da Praia do Suá, em Vitória, devem ficar atentos: duas importantes vias da capital passarão a ter mão dupla a partir da primeira quinzena de junho.
As alterações envolvem a avenida João Batista Parra e a rua Clóvis Machado. Elas fazem parte do Plano de Mobilidade Leste, que tem como objetivo principal desafogar o trânsito e melhorar a fluidez de veículos nas ruas de Vitória, especialmente dentro dos bairros.
A primeira mudança ocorre na avenida João Batista Parra, que passa a funcionar inteira em sentido duplo, inclusive no trecho entre a avenida Nossa Senhora dos Navegantes e a praça José Francisco Arruela Maio.
No segundo trecho da avenida, na altura do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, onde atualmente o trânsito segue também em sentido único, a mudança para mão dupla fará com que os carros possam acessar a Terceira Ponte pela rua Clóvis Machado, que também sofrerá alteração.
A via, que hoje serve apenas como rota de saída da região, passará a ser uma nova alternativa de entrada em direção à Terceira Ponte, criando mais opções para os motoristas que transitam pela área.
Na rua Clóvis Machado, onde atualmente os carros podem seguir apenas no sentido Terceira Ponte, com a mudança, poderão seguir nos dois sentidos.
Isso permitirá que condutores saiam da avenida João Batista Parra, sentido Nossa Senhora dos Navegantes e demais bairros de Vitória, sem precisar enfrentar o trânsito que se forma no acesso à Terceira Ponte nos horários de pico.
Para viabilizar essa alteração, o estacionamento será removido e as faixas de rolamento serão redistribuídas, sem redução da capacidade de fluxo dos veículos durante os horários de pico.
De acordo com o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, as intervenções fazem parte de um conjunto de mais de 35 mudanças que vêm sendo realizadas desde o ano passado.
“Essa é a última grande intervenção do plano que, de fato, muda a rotina do cidadão. O objetivo é oferecer mais fluidez e acessibilidade para moradores da Praia do Suá, Praia do Canto, Enseada do Suá, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Santa Helena”, destacou.
SAIBA MAIS
Mudança para mão dupla
duas vias da Praia do Suá passarão a operar em mão dupla. São elas a avenida João Batista Parra e a rua Clóvis Machado.
As mudanças fazem parte do Plano de Mobilidade Leste, que visa melhorar a fluidez do trânsito e tirar o excesso de veículos de dentro dos bairros de Vitória.
A previsão é que as mudanças começem a valer a partir da primeira quinzena de junho.
Nova rota
Com a inversão de sentido e a integração entre as duas vias, será criada uma nova alternativa de rota para quem está na Enseada do Suá, Santa Helena e Praia do Canto.
O objetivo é desafogar o trânsito que se concentra nos acessos tradicionais à Terceira Ponte.
Obras de adequação
Além da alteração de sentido nas duas vias, outras adequações estão em fase final de execução para permitir o novo fluxo.
Serão feitas melhorias como instalação de novos semáforos, reconfiguração de canteiros centrais, pintura de sinalização horizontal e ajustes geométricos nas interseções — especialmente nos cruzamentos da João Batista Parra com a avenida Nossa Senhora dos Navegantes e com a própria Clóvis Machado.
Melhorias
As transformações atendem a reivindicações antigas dos moradores da região, que há mais de uma década solicitavam alternativas para reduzir os congestionamentos diários e garantir mais mobilidade para quem circula dentro da capital.
João Batista Parra com novo fluxo
Toda a extensão da avenida João Batista Parra passará a funcionar em mão dupla.
A via também servirá como alternativa de acesso à Terceira Ponte.

Rua Clóvis Machado também vai mudar
A Rua Clóvis Machado, que hoje permite apenas acesso à Terceira Ponte, vai funcionar nos dois sentidos.
A mudança permitirá que motoristas que vêm da avenida João Batista Parra consigam retornar, pela Clóvis Machado, em direção ao Centro e demais bairros de Vitória, evitando o tráfego pesado nos horários de pico.

MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários