X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Golpistas usam suposta dívida de MEI para realizar fraudes; veja como evitar

Receita Federal divulgou um alerta informando que não realiza cobranças por mensagens via celular


Ouvir

Escute essa reportagem

Golpistas estão enviando falsas mensagens por WhatsApp e SMS com a cobrança de uma suposta dívida a MEIs (microempreendedores individuais) para tentar aplicar golpes. A Receita Federal divulgou um alerta nessa quarta-feira (7) de que a informação é falsa e informando que não realiza cobranças por mensagens via celular.

De acordo com o fisco, os criminosos dizem que os MEIs precisam pagar débitos do DAS (Documento de Arrecação do Simples Nacional) para evitar que o CNPJ seja cancelado. "Isso não é verdade! Eventuais dívidas com a Receita Federal NÃO são motivo para cancelamento de CNPJs", informou o órgão.

O DAS é o tributo cobrado do microempreendedor que optou pelo regime Simei, que isenta o profissional de pagar IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Cofins e contribuição para PIS/Pasep e para previdência patronal (exceto se contratar empregado). Em caso de atraso no pagamento, o MEI paga uma multa.

"Essas mensagens são tentativas de golpes, com o objetivo de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos para cobrança indevida. A Receita Federal não utiliza SMS nem WhatsApp em seus procedimentos de cobrança de débitos", comunicou o fisco.

Segundo a Receita, a consulta deve ser feita pelo App MEI, que pode ser baixado nas lojas Play Store (para celular Android) e App Store (para celular iPhone). É preciso tomar cuidado para não instalar aplicativos que não são oficiais. O desenvolvedor do aplicativo da Receita é Serviços e Informações do Brasil.

No aplicativo, o microempreendedor pode consultar a situação dos períodos de apuração, fazer a emissão do DAS para pagamento mensal, verificar se há dívidas e solicitar o parcelamento delas, solicitar restituição de pagamentos indevidos, envio do DASN-Simei (Declaração Anual Simplificada) que precisa ser entregue pelo MEI, e a emissão do comprovante de inscrição CCMEI.

Além do aplicativo, o microempreendedor pode usar o Portal do Empreendedor ou o e-CAC para fazer consultas.

O boleto para pagamento do DAS só pode ser gerado nos canais oficiais da Receita ou do governo federal. Não é feita cobrança através de email ou mensagens por celular.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: