SES-PE lança Caravana do Zé Gotinha para reforçar vacinação em Pernambuco
A primeira parada da caravana será nesta segunda-feira (6), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Carnaubeira da Penha
Escute essa reportagem

Símbolo tradicional das campanhas de vacinação, o personagem Zé Gotinha será o rosto de uma nova ação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). A partir deste mês de maio, a “Caravana do Zé Gotinha” vai percorrer o estado com o objetivo de reforçar a importância da imunização, sobretudo entre o público infantil.
A iniciativa faz parte de uma estratégia da SES-PE para enfrentar a queda nas coberturas vacinais. A proposta é mobilizar a população e contribuir para a retomada da confiança nas vacinas.
Técnicos da secretaria e o personagem Zé Gotinha estarão envolvidos em atividades educativas em locais de grande circulação, principalmente nas cidades-sede das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
“A Caravana do Zé Gotinha valoriza a vacinação como uma ferramenta essencial para prevenir doenças e promover saúde.
Embora Pernambuco venha conseguindo avançar, ainda nos preocupa a baixa cobertura, especialmente entre as crianças. Zé Gotinha é um personagem conhecido e pode ajudar a chamar atenção para essa pauta”, afirmou Magda Costa, superintendente estadual de Imunizações.
A primeira parada da caravana será nesta segunda-feira (6), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Carnaubeira da Penha, no Sertão.
A visita marca o início das ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) 2025. A programação contempla a Zona do Polo Base Atikum, que atende cerca de 4.495 indígenas em 38 aldeias, com apoio da XI Geres, sediada em Serra Talhada.
No dia 10 de maio, o personagem também estará presente no "Dia D de Vacinação contra a Gripe", com mobilizações previstas em todos os municípios do estado, alinhadas à campanha nacional contra a Influenza.
Antes mesmo do início oficial da caravana, uma ação educativa aconteceu na última terça-feira (29), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Frei Romeu Peréa, em Jaboatão dos Guararapes.
No local, 513 estudantes tiveram os cartões de vacinação avaliados e 170 doses foram aplicadas, por meio do Programa Vacina nas Escolas, uma parceria entre a SES-PE e a Secretaria Estadual de Educação.
Além do interior, a caravana também vai passar pelo Recife, com locais e datas a serem divulgados pelas redes sociais da secretaria.
Comentários