Prefeitura, comércio e shoppings. Veja o abre e fecha do feriado de 1º de maio
Ponto facultativo nas repartições no dia 2 e horários especiais no comércio no feriado do Dia do Trabalho
Escute essa reportagem

No feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o comércio do Recife vai abrir de maneira facultativa, incluindo o Centro e bairros. Ou seja, fica a critério de cada estabelecimento definir se vai abrir ou não e seu horário de funcionamento. Já os shoppings Centers da Região Metropolitana do Recife estarão com horário especial. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife).
“Nós fizemos uma convenção coletiva com o Sindicato dos Comerciários e os lojistas estão autorizados a abrir, desde que cumpram tudo o que foi acertado”, adiantou Fred Leal, presidente da CDL Recife. Ele informou que, na sexta-feira (02) e no sábado (03), o comércio vai abrir normalmente.
Confira abaixo o horário de funcionamento do comércio do Grande Recife para o feriado de 1º de Maio, segundo o CDL Recife.
Lojas do Centro do Recife e bairros - facultativo
Shoppings Recife; RioMar; Tacaruna e Plaza vão abrir das 12h às 21h. O Shopping Boa Vista va funcionar das 10h às 19h e 0 Shopping de Afogados - das 9h às 18h. O Shopping ETC estará fechado.
Em Olinda, o Shopping Patteo Olinda funciona das 12h às 21h. Já em Paulista, o Paulista North Way Shopping - das 12h às 21h. Camaragibe - Camará Shopping - das 12h às 21h. Em Jaboatão, Shopping Guararapes - das 12h às 21h. No Cabo de Santo Agostinho, Shopping Costa Dourada - das 8h às 20h; Em Igarassu, Shopping Igarassu - das 12h às 20h. Em Moreno, o Recife Outlet - das 9h às 21h.
PREFEITURA
Por conta do feriado do dia 1° de maio, os serviços culturais da Prefeitura do Recife terão funcionamento variado durante o ponto facultativo desta sexta-feira (2). O Paço do Frevo abre de quinta (1º) a domingo (4), com destaque para o Arrastão do Frevo no domingo, às 16h, comandado pelo Urso do Bairro Novo. Já o Museu da Cidade abre de sexta a domingo com entrada gratuita, enquanto os memoriais Luiz Gonzaga e Chico Science funcionam apenas no fim de semana. O Teatro de Santa Isabel oferece visitas guiadas no domingo e os demais espaços culturais da prefeitura estarão fechados.
Na área da saúde, os serviços de urgência e emergência funcionarão 24 horas em unidades como as policlínicas e hospitais municipais. O Hospital da Mulher também atenderá casos obstétricos e ginecológicos. Haverá vacinação contra gripe, Covid-19 e atualização do calendário vacinal em shoppings e pontos descentralizados. A testagem para ISTs estará disponível na Policlínica Lessa de Andrade no dia 3. O Hospital Veterinário funcionará em esquema de plantão nos dias 1º e 2 de maio.
Serviços municipais como escolas, Compaz, bibliotecas, ouvidoria, Procon e Procuradoria não terão expediente nos dias 1º e 2, com retorno previsto para segunda-feira (5). Mercados e feiras públicas funcionarão com horários especiais. A Secretaria da Mulher manterá em funcionamento os centros de atendimento Clarice Lispector e SER Clarice Lispector. A Assistência Social garantirá o funcionamento dos restaurantes populares, abrigos e serviços de acolhimento.
No turismo, o projeto “Praia sem Barreiras” estará disponível todos os dias do feriado, na Praia de Boa Viagem. O Parque das Esculturas também funcionará diariamente, e o projeto Olha!Recife oferecerá passeios a pé, de ônibus, catamarã e bicicleta, com inscrições abertas a partir do dia 1º de maio pelo site. Já os serviços da CTTU relacionados a atendimento ao público estarão suspensos até segunda-feira, mas a fiscalização e o monitoramento do trânsito seguem operando normalmente.
GOVERNO DO ESTADO
O Governo de Pernambuco informou qye determinou como ponto facultativo a sexta-feira, dia 2 de maio deste ano, em razão do feriado nacional da quinta-feira, 1° de maio, Dia do Trabalhador. O ponto facultativo da sexta-feira é válido para repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta. Os serviços essenciais serão mantidos, garantindo a continuidade da prestação dos serviços essenciais à população.
Comentários