Festa da Penha: histórias de fé e devoção no Convento
Devotos de Nossa Senhora da Penha foram ao Campinho para agradecer por graças alcançadas após promessas
Escute essa reportagem

Por nove dias, Terezinha Soares conta que rezou ao lado da cama da filha de 14 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pediu à Nossa Senhora da Penha que a salvasse e, em troca, prometeu participar da Festa da Penha todos os anos.
A reportagem de A Tribuna a encontrou durante o evento, cumprindo sua promessa após 27 anos. Histórias de fé e devoção como a dessa senhora de 70 anos não são difíceis de encontrar na 455ª edição da Festa da Penha.
“Eu pedia à Nossa Senhora para tirar minha filha daquele pesadelo. Depois de nove dias, ela acordou respondendo. Me arrepio ao contar. Prometi e venho todo ano na Festa da Penha. Minha filha está com 41 anos hoje”, conta Terezinha.
Moradora de Cariacica, Maria Dulce Coruja, 75, é outra devota participando da Festa da Penha. Ela conta que foi batizada no Convento para cumprir uma promessa feita por sua mãe.
“Eu tive um problema de saúde quando nasci e minha mãe fez essa promessa à Nossa Senhora. Quando eu fiquei boa, ela cumpriu”.
Para Dulce, a fé é muito importante na vida de qualquer pessoa. “A fé é uma direção. É importante crer para alcançar qualquer coisa na vida”.
Sobre a edição 2025 da Festa da Penha, ela só tem elogios: aos frades, à organização e ao momento que está compartilhando. “A Festa da Penha está muito boa. Muito bem organizada”.
Após três dias reunindo centenas de fiéis, o evento chegou ontem à sua metade. A 4ª missa do Oitavário, com o tema “Com Maria, peregrinos do cuidado”, teve como ponto alto a bênção das fotos de familiares.
Imagens impressas ou digitais de familiares – sobrinhos, pais, mães, filhos, irmãos, entre outros – foram levantadas e benzidas.
Para os devotos, foi um meio de pedir à Nossa Senhora das Alegrias para cuidar de seus entes queridos.
Jubileu
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a edição deste ano acontece em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrir e espalhar a esperança.
Até a próxima segunda-feira, último dia do evento e dia da padroeira do Espírito Santo, a expectativa da organização é ter realizado 50 missas, 14 romarias e reunido 2,5 milhões de fiéis.
Experiências
Promessa cumprida
Quando a filha da aposentada Luzia Frederich, 79, tinha 5 anos, ela teve uma osteomielite no pé – uma infecção óssea. Luzia teve que carregá-la por seis meses no colo. “Trouxe ela aqui, acendi uma vela e pedi a Nossa Senhora da Penha que a curasse”, contou .
“Ela prometeu que se o pé da minha irmã fosse curado, se dedicaria aos enfermos”, conta Marlene, sua outra filha. Luzia cumpriu a promessa trabalhando por 22 anos no hospital como técnica em enfermagem.
“Dediquei minha vida ao próximo pela cura da minha filha. Hoje ela tem 55 anos”, disse Luzia.

“Fui curada”
“Nossa Senhora da Penha me curou”, emociona-se Marilene Ghisolfi, 67 anos. Em 2023, ela descobriu um carcinoma (câncer) de 2,5 centímetros em cima da sobrancelha direita.
“Quinze dias antes da cirurgia para biópsia, o frei Pedro, nosso assistente espiritual, botou a mão na minha cabeça, me abençoou, fez o sinal da cruz e disse 'você vai fazer a cirurgia mas não vai achar nada'”.
Depois da cirurgia, o médico disse que ela não tinha nada. “Graças a Deus, fui curada”

Ajuda de Nossa Senhora
Três anos atrás, Maria Vanilda de Jesus, 63, estava se familiarizando com um diagnóstico da doença de Parkinson quando descobriu um nódulo no seio esquerdo. A fé em Nossa Senhora da Penha foi o que a sustentou durante as sessões de quimioterapia e radioterapia, conta a devota. “Eu pedi socorro à Nossa Senhora e em todas as sessões eu ia com uma camisa da santa. Não foi fácil, mas hoje estou aqui para contar”.
A devota, que mora em Iriri, diz que uma vez, durante o tratamento, teve que retirar sangue, mas ele não descia. “Eu falei: 'Nossa Senhora, jorra o teu sangue nas minhas veias', e ele desceu”.

Saiba Mais
Hoje tem “Oração em Canção”
Festa da Penha 2025
O tema de hoje é “Com Maria, peregrinos da comunicação do Evangelho”.
Programação
• 7h, 9h e 11h: Missas na Capela do Convento.
• 14h: Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho do Convento.
• 15h: Devocional no Campinho do Convento.
• 16h: Missa 5º dia do Oitavário no Campinho do Convento. Área Pastoral Serra/Fundão.
• 19h: Devocional no Campinho do Convento.
• 19h30: “Oração em Canção” com Davidson Silva e padre Hadeleon Santana no Campinho do Convento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários