Santa Cruz estreia com vitória na Série D e larga bem na busca pelo acesso
O lateral-direito Israel estreia no time fazendo o único gol da partida
Escute essa reportagem

O Santa Cruz iniciou com o pé direito a campanha na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (20), a Cobra Coral enfrentou o Treze, no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB), e garantiu uma vitória por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada da competição.
O gol que selou o triunfo coral foi marcado pelo lateral-direito Israel, que estreou com a camisa tricolor.
O resultado representa um começo promissor para a equipe, que mira o retorno à Série C do Brasileirão em 2026. Com o placar favorável, o Santa Cruz soma os três primeiros pontos e ocupa a segunda colocação do grupo 3, atrás apenas do Central, que venceu o Ferroviário por 2 a 1, no Lacerdão.
Na próxima rodada, o Santa Cruz recebe o Horizonte-CE, no Estádio do Arruda, no domingo (27). Já o Treze encara o América-RN, em Natal, no sábado (26).
PRIMEIRO TEMPO DE PRESSÃO PARAIBANA
A etapa inicial foi marcada por equilíbrio, mas com maior volume ofensivo do Galo. A equipe mandante levou mais perigo, especialmente em finalizações de longa distância.
O meia Dione arriscou duas vezes com força, exigindo boas defesas do goleiro tricolor Felipe, que foi o destaque do primeiro tempo.
O lance mais perigoso veio após uma rápida troca de passes entre os jogadores do time paraibano, Gaia e Arthurzinho, em jogada que terminou com finalização forte dentro da área. Felipe, mais uma vez atento, evitou o gol dos donos da casa.
O Santa Cruz, por sua vez, encontrou dificuldades na construção das jogadas. Ainda assim, criou uma boa chance com Thiago Galhardo, que se antecipou na primeira trave após cobrança de escanteio, mas não conseguiu direcionar a finalização com precisão.
DECISÃO NOS MINUTOS FINAIS
O ritmo do jogo caiu no segundo tempo. O Santa Cruz seguiu com dificuldades na criação, e a partida dava sinais de que terminaria zerada.
O Treze manteve uma postura mais ofensiva e Dione voltou a dar dor de cabeça aos tricolores com bola parada. Em uma delas, fez um cruzamento para o ex-atacante do Santa Cruz, que cabeceou, mas Pipico encontrou a defesa do goleiro Felipe Alves.
O lateral Israel, por sua vez, foi sacado do banco Coral no lugar de Thiaguinho para o gramado. Aos 38 minutos, o Tricolor conseguiu transformar um contra-ataque em vantagem no placar.
Após cruzamento certeiro, Israel apareceu livre na área e bateu de cabeça para o fundo das redes, garantindo a vitória do Santa Cruz.
VEJA O GOL DE ISRAEL
Com informações da assessoria da FPF
FICHA TÉCNICA
Treze
Igor Rayan, Van, Carlos Henrique, Renan Diniz e Arthurzinho (Matheus Maranguape); Wellington Cézar, Cesinha, Rodrigo Gaia (Karl) e Dione (Coutinho); Gustavo Schutz (Pipico) e Flavinho (Lucas Venuto). Técnico: Felipe Surian
Santa Cruz-PE
Felipe Alves, Toty, Eurico, Matheus Vinicius e Rodrigues; Pedro Favela (Gabriel Galhardo), Balotelli (William Alves), João Pedro (Willian) e Thiaguinho (Israel); Thiago Galhardo e Geovany (João Diogo). Técnico: Marcelo Cabo
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro (AL)
Assistentes: Wlademir Cunha Mendes (PB) e Gleydson Francisco (PB)
Gols – Israel (S) aos 38min do 2ºT
Cartão amarelo -Pedro Favela, Toty (S)
Comentários