X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Quem é a DJ brasileira presa em Portugal suspeita de envolvimento com prostituição

Beka Episcopo contabiliza mais de 60 mil seguidores no Instagram


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Quem é a DJ brasileira presa em Portugal suspeita de envolvimento com prostituição
Beka Episcopo nasceu em Mato Grosso do Sul e mora na Europa há mais de 30 anos |  Foto: Reprodução/Instagram

Na conta do Instagram onde a DJ brasileira Beka Episcopo contabiliza mais de 60 mil seguidores é possível vê-la em ação em Dubai, Paris, Luanda e Salvador. Num vídeo no YouTube, Beka – apelido de Rebeka, que por sua vez é pseudônimo de Regina Episcopo —apresenta-se na ilha espanhola de Ibiza, destaque no circuito europeu de DJs.

Desde o dia 2 de abril Beka Episcopo está presa em Lisboa, onde mora. Com base em provas coletadas nos últimos dois anos, a Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP) suspeita de que sua atividade artística seja fachada para um crime: o lenocínio.

"O crime ainda está a ser apurado, mas suspeita-se de uma rede de prostituição internacional", disse à reportagem a comissária Carina Alves, chefe da Operação Last Massage ("Última Massagem", em inglês), que levou à prisão da sul-matogrossense e de outra brasileira, a esteticista paranaense Jacimara Berwig. As duas são sócias majoritárias de dois spas de massagem, um em Lisboa, outro em Cascais.

O site do estabelecimento de Lisboa informa que o spa proporciona "terapias de relaxamento que oferecem experiências sensoriais intensas". Mais abaixo a página detalha algumas dessas terapias. A Nuru Massage, por exemplo, seria "uma técnica terapêutica japonesa onde nossas especialistas usam seus corpos nus para deslizar sobre o seu". Já a Nuru Mútua é "uma troca harmoniosa de toques, onde ambos têm a oportunidade de massagear e ser massageados".

A reportagem da Folha de S.Paulo tentou contato através do email do estabelecimento do qual as duas são sócias, e também pessoalmente no Nuru Spa de Lisboa. De acordo com a página digital, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira entre 11h e 21h. Nesta quarta-feira dia 9, no entanto, o Nuru Spa encontrava-se fechado em horário comercial.

O spa das duas sócias em Lisboa funciona numa rua pouco movimentada no Areeiro, bairro de classe média próximo ao centro da cidade, em frente a uma loja de doces e um restaurante indiano. Fica no andar térreo de um prédio residencial. A entrada é discreta —não há nenhuma placa na porta chamando a atenção para a existência de um spa. O contato com os clientes se dá a partir do site. O estabelecimento está registrado com o nome "Reflexos d’Alfazema", e seu nome de fantasia é "Nuru Spa".

De acordo com a comissária, várias mulheres de diferentes nacionalidades trabalhavam no spa, o que leva à suspeita de uma rede internacional. Além de Beka Episcopo e Jacimara Berwig foi detido um policial português, cujo nome não foi revelado, suspeito de colaborar com o esquema. As investigações estão em curso, e pela lei portuguesa a prisão preventiva dos três pode durar até seis meses.

Na ação que levou à detenção dos três suspeitos foram apreendidos cerca de 100 mil euros (cerca de R$ 650 mil) em dinheiro vivo, um revólver e duas espingardas. A polícia apreendeu também 17 celulares, oito computadores, três tablets e o sistema de videovigilância do estabelecimento. Os conteúdos desses dispositivos serão analisados em busca de mais provas.

Em Portugal a prostituição em si não é crime. O artigo 169 do Código Penal, no entanto, enquadra no crime de lenocínio "quem, profissionalmente ou com intenção lucrativa, fomentar, favorecer ou facilitar o exercício por outra pessoa de prostituição". A pena varia entre 1 a 8 anos de prisão.

Há agravante se o dono de uma casa de prostituição explora pessoas em situação de vulnerabilidade – como, por exemplo, "situação migratória irregular", conforme se lê no texto da lei. A pena nesse caso sobe para 3 a 12 anos. A PSP portuguesa considera Episcopo e Berwig suspeitas de "lenocínio agravado", além de sonegação de impostos.

Nascida em Dourados, em Mato Grosso do Sul, Regina Episcopo mora na Europa há mais de 30 anos. A DJ Beka era considerada um nome em ascensão no circuito mundial de DJs, uma cena que envolve artistas, casas noturnas, gravadoras e agentes. Chegou a ser DJ residente numa rádio de Ibiza, considerada a meca dos DJs durante o verão europeu. Um dos hits de Beka é uma adaptação para as pistas de dança da música "Retirantes", de Dorival Caymmi, tema da novela "A Escrava Isaura".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: