Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Disputa acirra e irá até o final

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (12)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 12/06/2024, 11:26 h | Atualizado em 12/06/2024, 11:26

Imagem ilustrativa da imagem Disputa acirra e irá até o final
Ex-secretário de Planejamento de Vila Velha, Cael Linhalis (PSB) surge como possível opção para compor a vice na chapa de Arnaldinho Borgo (Podemos) rumo à reeleição |  Foto: Divulgação / Adessandro Reis - PMVV

A chama da disputa pelo posto de vice na chapa do atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), reacendeu. Foi após a exoneração do ex-secretário de Planejamento de Vila Velha Cael Linhalis (PSB) ter sido publicada por conta do período de desincompatibilização. Até momentos antes da exoneração de Cael, que é amigo pessoal, aliado e filiado histórico do PSB — partido do governador Renato Casagrande —, o presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB), estava, nos bastidores, com quase os dois pés na chapa do prefeito.

Lorenzutti tinha (e ainda tem) apoio do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Inclusive, Lorenzutti se filiou ao MDB na última janela justamente para facilitar as tratativas para conseguir ser vice de Arnaldinho. Estaria em um partido presidido pelo vice-governador, portanto, com as bênçãos do próprio Casagrande. No entanto, as coisas mudaram.

Pressão e desejos

Nos bastidores, o PSB estaria “pressionando” para ficar com o posto, visto os investimentos realizados pelo governo na cidade. Cael também é pai do ex-vice prefeito Victor Linhalis (Podemos). Lorenzutti, à coluna, disse que respeita o movimento de Cael, mas que a própria situação estaria em “um processo grande de consolidação”.

Intensificando ações

Pré-candidato à Prefeitura da Serra, Weverson Meireles (PDT) contará com apoio de pelo menos mais seis partidos. Em reunião, lideranças do Podemos, União, Rede, PSB, Avante e MDB estiveram com ele. Discutiram programas de governo, mas, nos bastidores, também haveria acontecido debate sobre adversários, como o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP).

Longe de ser fã da academia

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Felipe Rigoni (União) compartilhou com seus seguidores a lista de exercícios que gosta na academia. Foi enfático: “não gosto de nenhum, mas o pior é o 'cavalinho'. Posição comprometedora do corpo”, disse o secretário, às gargalhadas.

Novo caminho

Após a desistência de Sergio Majeski (PDT) em disputar a Prefeitura de Vitória, o pré-candidato Luiz Paulo (PSDB), já de olho em possível apoio do PDT, se encontrou com o presidente municipal Junior Fialho.

“Conversa informal, mas existe possibilidade de o apoiarmos. Vai depender das propostas e de nossos pré-candidatos”, disse. Ainda, Junior disse que o PDT deve dialogar com João Coser (PT) e Camila Valadão (Psol).

Capixaba quer prorrogar licença-maternidade

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou projeto de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que estende a licença-maternidade e o pagamento do salário-maternidade em caso de parto prematuro, sendo o prazo contado a partir da alta hospitalar.

“Atualmente a medida já é assegurada por uma decisão judicial. Nossa iniciativa tem a intenção de transformar a garantia em lei”, destaca Contarato.


Galeria

União de poderes

Lideranças de órgãos como o Tribunal de Contas (Domingos Taufner), Ministério Público (Francisco Berdeal), Defensoria Pública (Vinícius Chaves) e Assembleia Legislativa (Marcelo Santos) estiveram juntos para discutir ações compartilhadas pelos Poderes no Estado.

Novo secretário

Após a exoneração da então secretária de Desenvolvimento de Cariacica, Lúcia Dornellas (PSB), foi publicado no Diário Oficial a nomeação de Márcio Freitas (sem partido) para assumir o cargo de forma interina. Márcio era o subsecretário da pasta e teria sido indicação de Messias Donato (Republicanos).

Recorde de público

Mais de 80 mil pessoas passaram pela Feira dos Municípios. O número é 30% maior que a edição do ano passado. O evento, promovido pelo governo do Estado, já teve a edição de 2025 confirmada. “É montada toda estrutura para receber produtos de todo o Estado”, disse Casagrande.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: