Catraca livre
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (05)
O Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a prisão preventiva de Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, presidente da Transwolff, empresa de ônibus investigada por suposta ligação com o PCC. Robson Flares Lopes, dirigente da viação, também obteve habeas corpus. Os desembargadores concordaram que muitos dos fatos relatados pelo Ministério Público são antigos e que a fase de instrução criminal tomará ainda bastante tempo, pois há muitas testemunhas a ouvir.
Roda presa
Comandada por Pacheco, a Transwolff tem a segunda maior frota de ônibus da cidade de São Paulo e é acusada pela Promotoria de usar dinheiro do crime organizado para vencer licitações de transporte público e comprar ao menos 50 coletivos, em 2015.
Currículo
Tabata Amaral (PSB) escolheu Pedro Simões, ex-coordenador de estratégia digital da gestão Eduardo Paes no Rio, como marqueteiro de sua campanha para a Prefeitura de São Paulo. “A nossa busca foi por um profissional que entendesse a comunicação e a mobilização digitais com a prioridade e centralidade que elas têm hoje. O Pedro Simões traz isso no seu DNA”, afirma a deputada.
Sabe a última do Xandão?
Sem direito a horário de TV e rádio, o Novo pretende chamar a atenção na campanha para a Prefeitura de São Paulo com lives nos mesmos horários da propaganda eleitoral. A legenda, que lançará a economista Marina Helena, não cumpriu a cláusula de barreira na eleição de 2022. Entre as ideias está transmitir um concurso nacional de piadas sobre o ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) , diretamente de um clube de comédia.
Benesse
Pré-candidato à Prefeitura de Ananindeua (PA) apoiado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o deputado Antônio Doido (MDB) participou de ação do governo do estado com distribuição de cestas básicas no último dia 23 na cidade. Vídeo o mostra cumprimentando e abraçando pessoas beneficiadas, algumas segurando os produtos. Segundo especialistas, o ato pode infringir a lei eleitoral.
Outro lado
Procurado, o deputado não se manifestou. O governo do Pará diz que, segundo a legislação, as vedações eleitorais são válidas para os municípios. “Neste momento, ainda não terminaram os prazos de desincompatibilização e não há candidatos”, diz.
Filial
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) abriu nesta terça (04) posto avançado em Porto Alegre para operar linha de crédito de R$ 15 bilhões criada para apoiar empresas no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes. Os recursos aguardam liberação do Conselho Monetário Nacional (CMN), mas a expectativa é que isso aconteça nesta semana.
Terra...
Um grupo de líderes evangélicos brasileiros que viajaram a Israel para prestar solidariedade ao país devido aos ataques do grupo terrorista Hamas foi recebido nesta terça (04) pelo presidente israelense Isaac Herzog. Participam da comitiva o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia Hernandes, da Renascer em Cristo, e os pastores Edson e Wesley Rebustini, da Igreja Bíblica da Paz, entre outros.
...prometida
O presidente israelense e sua esposa, Michal Herzog, fizeram pronunciamento em português no qual agradeceram a manifestação dos evangélicos brasileiros. O clima destoa da tensão do Estado judeu com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que é visto como tendo um viés pró-Palestina.
Como uma onda no mar
O PC do B justifica o voto favorável na Câmara à chamada “PEC das Praias” afirmando que em nenhum momento na tramitação se tratou da privatização das áreas litorâneas ou alteração da legislação ambiental. Como o Painel mostrou, a proposta foi aprovada na Casa com apoio expressivo de deputados e orientações favoráveis do PC do B e do PDT. A legenda diz que o texto viabilizava a regularização de habitações de interesse social.
Sondagem
Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL) procurou parlamentares da oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para pedir apoio ao seu projeto de liberar a reeleição para o cargo que ocupa. O mandato de dois anos de Prado termina em março de 2025, mas, como revelou o Painel, ele tem articulado uma proposta de emenda à Constituição estadual para ter a possibilidade de continuar no posto.
Mutirão
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará entre 17 e 21 de junho nova edição do programa de Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, nos municípios de Lábrea e Humaitá. Haverá emissão de documentos, auxílio em questões previdenciárias e trabalhistas, mediação de questões fundiárias e ambientais, além de oficinas e rodas de conversa. O Exército oferecerá consultas com médicos e dentistas. A expectativa é atender 5.000 pessoas.