X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

domingo, 25 de maio de 2025
ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
domingo, 25 de maio de 2025
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Globo terá atleta trans entre comentaristas da Olimpíada de Paris

Luca participou de três edições olímpicas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Globo terá atleta trans entre comentaristas da Olimpíada de Paris
Luca participou de três edições olímpicas |  Foto: Reprodução/Instagram Luca

Atleta do tênis de mesa que disputou três edições olímpicas (2012, 2016 e 2021) entre as mulheres e se tornou uma referência do país na modalidade, Luca Kumahara foi contratado pela Globo para fazer parte da equipe de comentaristas da emissora nos Jogos Olímpicos de Paris.

Luca iniciou em 2023 o tratamento hormonal no processo de transição de gênero e será o primeiro comentarista trans a fazer parte da cobertura da empresa no maior evento esportivo do planeta.

"É um desafio, a primeira vez que irei comentar. Mas de certa forma é também um reconhecimento por tudo que já vivi, conquistei e represento dentro desse esporte ser escolhido para comentar essa modalidade. Claro que é muito importante para a questão da visibilidade, de pessoas trans ocuparem mais espaço, e acho que essa oportunidade mostra muito isso", diz Luca, 28.

Em Paris, o Brasil estará representado no tênis de mesa nas equipes masculina e feminina. Hugo Calderano, há alguns anos está Top 10 no ranking da modalidade, é considerado candidato a uma medalha inédita para o país.

"A expectativa é muito boa", diz Luca, primeiro atleta trans da modalidade, já exercitando sua função de comentarista. "De um modo geral, acho que temos atualmente a melhor geração do tênis de mesa do Brasil e podemos ter boas perspectivas nesta edição dos Jogos".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: