Maio Amarelo: CTTU vai reforçar fiscalização de motocicletas
Motociclistas são as principais vítimas do trânsito do Recife

Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), informou que vai reforçar as ações de fiscalização, de comunicação e de educação durante o Maio Amarelo, focando sobretudo nos motociclistas. Este mês é dedicado nacionalmente em relação a conscientização quanto a mortos e feridos por sinistros de trânsito.
Nesta quinta-feira (2), começam a ser veiculados nas redes sociais da CTTU e da Prefeitura do Recife, vídeos testemunhais com histórias de vítimas e familiares que tiveram suas vidas marcadas por ocorrências trágicas no trânsito. Além disso, a partir da sexta-feira (3), haverá intensificação das ações educativas com motociclistas e das blitzen de fiscalização do trânsito que, junto à campanha nas redes sociais, levarão a mensagem “No trânsito, não há segunda chance. Desacelera!”
EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
A programação do mês envolve ainda atividades de educação para o trânsito voltadas para crianças, adolescentes e adultos. Serão feitos cursos para motociclistas entregadores em parceria com aplicativos de delivery, blitze educativas, ações nas escolas. Em paralelo, as equipes de fiscalização vão intensificar as operações nos grandes corredores e locais com maior índice de sinistros de trânsito.
Os agentes vão fiscalizar e orientar os condutores sobre os fatores de risco, especialmente o excesso de velocidade. Também serão realizados cursos de capacitação para os agentes de trânsito, para as equipes de engenharia da CTTU e outras autarquias de infraestrutura.
Uma novidade é o novo personagem da Liga da CTTU: Tunico. Um condutor que alerta para o efeito "Visão de Túnel" quando se excede a velocidade. O efeito consiste na diminuição da visão periférica dos motoristas à medida que aceleram e, por isso, diminui a capacidade de enxergar os perigos na via. Tunico se juntará aos demais personagens da Liga da CTTU Justina, Amarelinho, Pedalita, Sinistro e Zoada para levar mensagens de segurança viária, especialmente nas escolas municipais.
CONSCIENTIZAÇÃO
A mensagem das equipes de comunicação, de fiscalização e de educação tem o objetivo de mudar o comportamento no trânsito, especialmente dos motociclistas que, pela primeira vez em 2023, tornaram-se as principais vítimas fatais no trânsito, ultrapassando os pedestres.
Dados preliminares do Comitê Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito (Compat), indicam que, em média, o aumento de mortes no trânsito foi de 41% entre 2022 e 2023. Os motociclistas representam 45% do total de vítimas fatais. Ao todo, 74% das ocorrências de sinistros de trânsito com vítimas registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são com motociclistas.
Comentários