Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

A leitura como parceira na carreira profissional

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (02)

Claudia Sabadini | 02/05/2024, 10:42 h | Atualizado em 03/05/2024, 10:22
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem A leitura como parceira na carreira profissional
Claudia Sabadini é escritora e jornalista |  Foto: Divulgação

Celebramos o Dia Mundial do Livro, na última semana, e sempre importa lembrar o quanto a leitura continua sendo uma das mais valiosas habilidades de comunicação, em qualquer carreira, seja pública ou privada.

Entre os soft skills essenciais para o mercado de trabalho, estão a capacidade de colaboração, a flexibilidade, a organização, a criatividade, a liderança, a comunicação e uma boa escrita. E nada como um bom storytelling para nos conectar e manter a atenção das pessoas!

Contar histórias, de forma organizada e envolvente, sempre terá o seu lugar numa equipe de trabalho; num fechamento de negócio com um cliente; em sala de aula com estudantes; num simples conteúdo de rede social ou nos nossos relacionamentos interpessoais.

Já reparou como tornamos tudo mais atraente e interessante quando expandimos nosso vocabulário e melhoramos nossa habilidade de escrita?

E o livro é parte essencial nesse processo de pensar fora da caixa, no exercício da criatividade e como fonte de inspiração, porque oferece insights valiosos às conversas, aos discursos, na criação e na arte, na partilha do conhecimento e nas tomadas de decisão ao longo da vida.

Quantas respostas nos chegam por meio da leitura de conteúdos dirigidos, da nossa área do conhecimento ou os mais populares, os best sellers, que podem trazer lições de liderança, ética, estratégia e empatia. Quantos clássicos da literatura mudaram para sempre nossa forma de ver o mundo, de compreender as pessoas, de resolver problemas complexos, inspirados por personagens e suas histórias reais ou de ficção, que atravessam gerações de leitores. Ninguém volta igual de um livro.

O profissional que tem o hábito da leitura sabe que quanto mais referências tiver sobre diferentes assuntos, mais simples e naturais ficam as conexões com as pessoas. Cada cliente, parceiro, eleitor, consumidor, não importa quem seja o público, é único e manter interesses semelhantes ajuda a construir e a expandir a rede profissional, fechar boas parcerias e negócios.

Quem consegue manter uma conversa, por muito tempo, com um interlocutor sem pensamento crítico, que não está aberto a discutir fatos e, sim, opiniões revelando não estar disposto a ouvir com empatia e respeito?

Notamos como a falta de leitura tem levado as pessoas a embates inúteis e superficiais e à perda de credibilidade pelo simples fato de não saberem o que estão dizendo ou escrevendo, resultando em rejeições e desgastes de imagem.

A leitura é uma poderosa aliada de desenvolvimento pessoal e profissional em qualquer área; ler é uma arte que nos conecta, ao mesmo tempo, conosco e com a humanidade; nos mantêm atualizados; oferece vantagem competitiva e amplia o networking. Nunca perde quem dedica parte do seu tempo à leitura, porque essa será importante na jornada do autoconhecimento, como fonte de inspiração e de ensinamentos que ficarão por toda a vida, ajudando-nos a construir uma carreira mais próspera, com propósito e bem-sucedida.

O que não significa que se esgotarão as perguntas, os questionamentos existenciais ou profissionais. Mas, quem sabe, a resposta que tanto procuramos não estará no próximo livro, no que ainda vamos ler?

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre