X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Brasil

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Chefes de facção e outros presos não voltaram para cadeia após saída de Natal no RJ

No total, 253 detentos não retornaram para a prisão e já são considerados foragidos

foto autor
Aléxia Sousa, da Agência Folhapress
02/01/2024 - 21:09

Ouvir

Escute essa reportagem

O Rio de Janeiro tem 253 detentos que foram autorizados pela Justiça a visitar a família neste Natal, mas não voltaram para a prisão e já são considerados foragidos.

Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden. Ambos conseguiram o benefício da saída temporária pela primeira vez este ano.

O primeiro, do Complexo do Chapadão, na zona norte do Rio, foi preso em outubro de 2012, em São Paulo. Na ocasião, ele estava com Luiz Fernando do Nascimento Ferreira, o Nando do Bacalhau, considerado de alta periculosidade.

Saulo Cristiano, o SL cumpre pena de 18 anos e 9 meses de prisão por homicídio qualificado e associação para o tráfico de drogas. Ele foi condenado por matar o militar do Exército Thiago dos Santos Souza, que foi morto no "tribunal do tráfico" porque criminosos do Chapadão acreditaram que ele fazia parte de uma milícia.

Já Paulo Sérgio chefiou o tráfico de drogas no Morro Dona Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio. Ele foi condenado por tráfico de drogas a cinco anos de prisão. O traficante, conhecido como Bin Laden, indicou o endereço de sua companheira, no Dona Marta, como o local onde passaria o Natal.

Os presos deveriam se apresentar até às 22 horas da noite do último sábado (30). Ao todo, 1.785 detentos foram beneficiados com a visita periódica ao lar, concedida pelo judiciário fluminense.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que a maioria dos presos beneficiados retornou aos presídios. Do total de presos liberados, 1.530 voltou às cadeias no prazo determinado ou recebeu alvará de soltura.

Imagem ilustrativa da imagem Chefes de facção e outros presos não voltaram para cadeia após saída de Natal no RJ
Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden |  Foto: Reprodução/Disque Denúncia

Ainda segundo a secretaria, o número de fugitivos caiu em relação ao 2022. A taxa de evasão ficou em 14%, contra 43% no ano retrasado.

O benefício da "saidinha de Natal" está previsto na Lei de Execuções Penais e pode ser concedido a condenados que cumprem pena em regime semiaberto -que saem para trabalhar durante o dia e voltam para dormir na cadeia.

As saídas costumam ocorrer em datas comemorativas em família, como Natal, Páscoa e Dias das Mães.

Também é necessário preencher requisitos como bom comportamento, cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se for reincidente.

Nesta terça-feira (2), o Disque-Denúncia divulgou cartaz pedindo informações sobre a localização dos foragidos, por meio dos canais de atendimento: (021) 2253-1177 ou 0300-253-1177.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden

BRASIL

Três homens morrem asfixiados dentro de poço artesiano

Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden

SAÚDE

Entenda a intoxicação por monóxido de carbono

Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden

BRASIL

Caminhonete bate de frente com ônibus em Brasília e motorista morre

Dois dos fugitivos foram condenados por chefiarem a maior facção de tráfico de drogas do estado. São eles: Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL; e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden

ECONOMIA

Juros do rotativo passam a ser limitados a 100% da dívida

Ícone tags Tags Cadeia chefes de facção FORAGIDOS presos rio de janeiro rj saída de natal saidinha
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso