Discurso diferente
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)
Ano pré-eleitoral costuma ser momento de estudo e análise para o que vem pela frente. Aposta de partidos em nomes e políticos para cargos. No começo de 2023, Neucimar Fraga (PP), ex-prefeito de Vila Velha empossado neste mês presidente do partido na cidade canela-verde, comentou em entrevista para A Tribuna que estava à disposição do partido “para combater a esquerda de Arnaldinho Borgo (Podemos)”, que é o atual prefeito de Vila Velha e que vai, possivelmente, disputar a reeleição. No entanto, em contato com a coluna, Neucimar já argumenta que a prioridade do partido será formar boa chapa de vereadores em 2024. “Teremos uma confraternização no dia 28 com pré-candidatos à Câmara e devemos conversar sobre os passos em relação às eleições. O PP não terá dificuldade em ter candidatura própria ou compor com alguém”, afirmou.
Busca do protagonismo
Sem candidato à Prefeitura de Vitória desde 2016, quando Lelo Coimbra disputou pelo então PMDB, o MDB pode voltar a ter candidatura majoritária na cidade. Pelaes (MDB), filiado histórico, colocou o nome à disposição. A possibilidade ainda será avaliada pelo novo presidente do partido, Ricardo Ferraço, além de Rose de Freitas e Lelo Coimbra.
65 mil veículos no ano
Os terminais portuários de Vila Velha foram responsáveis pela importação de 65 mil veículos no ano. De janeiro a dezembro, a margem do Porto de Vitória na cidade canela-verde importou veículos de países como China, Alemanha e França. Nos bastidores, a expectativa da prefeitura é que esse número aumente com a recém concessão do porto.
Político e arquiteto
O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) aproveitou a chegada do Natal para construir uma “árvore” de cerca de seis metros inteiramente com sucata. Mesmo se cortando algumas vezes com o material, após horas, o deputado conseguiu finalizar o projeto.
Saiu em defesa
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), acionou a Procuradoria-Geral da Casa para contestar a decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), que limitou “a atuação do deputado Pablo Muribeca (Republicanos) como representante da Comissão de Saúde no exercício da sua função fiscalizatória”, alega o documento. Santos também diz, no texto, que a Casa “defende as garantias dos parlamentares”.
Espírito Santo quer desenvolvimento da agricultura
O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba foi apresentado na quarta-feira (20) por Casagrande (PSB). O documento trata das políticas para o setor agropecuário e tem objetivo de aumentar a produtividade e exportações do agro capixaba. Também foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria da Agricultura e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação para desenvolvimento de inovações no valor de R$ 18,5 milhões.
Galeria
Nomeado
O advogado Lauro Coimbra foi nomeado, na última segunda-feira (18), Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo.
Novo filiado
O prefeito de Conceição da Barra, Mateusinho Vasconcelos se filiou ao Podemos. A sigla tenta se fortalecer, visando as próximas eleições.
Homenageada
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Luciana Andrade, recebeu o Colar do Mérito do Ministério Público do Rio de Janeiro. A homenagem do órgão carioca é em reconhecimento pelos serviços dela prestados à instituição.
Qualidade do ar
Vitória contará com novas metodologias para fiscalizar a poluição do ar da cidade. O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) sancionou o projeto de André Moreira (Psol), que irá aprimorar o controle.