Escola Pernambucana de Circo estreia espetáculo em homenagem a Chico Science
“Circo Science – do mangue ao picadeiro” também faz referência aos 30 anos do movimento Manguebeat
Escute essa reportagem

A Escola Pernambucana de Circo estreia nesta quarta-feira (29), o espetáculo “Circo Science – do mangue ao picadeiro”, uma homenagem ao artista pernambucano e aos 30 anos do movimento Manguebeat. A apresentação inaugural será restrita a convidados na sede da Escola, que funciona no bairro da Macaxeira, zona Norte do Recife. Mas nos dias 30 de novembro, 01 e 03 de dezembro, as sessões serão abertas ao público, sempre às 19h30, com entrada gratuita e ingressos distribuídos 1 hora antes de cada espetáculo.
O“Circo Science” é uma obra idealizada para homenagear também todos os artistas jovens, negros e negras, que fazem arte e cultura nas periferias do Recife e que precisam ser vistos, valorizados, ouvidos e terem apoio em todos os sentidos para manter seus trabalhos, suas vidas e suas artes, quebrando barreiras e preconceitos que ainda se tem pela cultura popular e de massa.
“Fomos descobrindo coisas, fomos nos vendo, fomos nos aproximando de Chico Science e do movimento mangue, fizemos um movimento cá dentro de nós, e entre nós", destacou Fátima Pontes, diretora da escola, que ainda questionou: “Caso Chico estivesse vivo, o que ele estaria defendendo e dando visibilidade com o movimento mangue nas periferias da cidade? Essa foi a pergunta que nos norteou durante todo o processo de criação, por isso a importância da inclusão da força feminina, da comunidade LGBTQIAPN+ e do movimento Brega Funk. No circo pode tudo, e com isso não poderíamos deixar de ser ousados, como Chico Science foi!", afirmou.
Escola Pernambucana de Circo
A Escola Pernambucana de Circo é uma organização não governamental, com 27 anos de história, localizada na zona norte do Recife, que tem a missão de promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens das classes populares, por meio das artes, especificamente o Circo, fortalecendo assim a identidade cultural, o vínculo social, os valores da cidadania e transformação social através da Pedagogia do Circo.
Serviço
Estreia do Espetáculo – “Circo Science – do mangue ao picadeiro”
Dias 29/11 (para convidados), 30/11, 01 e 03/12 (aberto ao público)
Horário: sempre às 19h30
Entrada Gratuita – distribuição de ingressos 1 hora antes do início de cada espetáculo
Local: Escola Pernambucana de Circo: Av. José Américo de Almeida, 05 – Macaxeira – Recife (próximo ao Parque Urbano da Macaxeira – na Avenida de acesso ao Campo do União)
Comentários